Washington estuda imposto de 12 cêntimos sobre a gasolina

gas-pump

Os senadores Chris Murphy (D-Conn.) e Bob Corker (R-Tenn.) apresentaram a primeira proposta bipartidária do Senado para aumentar o imposto sobre a gasolina, abordando um tema político perigoso que os legisladores têm evitado no decorrer dos anos.

O plano de Murphy-Corker aumentaria o imposto da gasolina em 12 cêntimos ao longo dos próximos dois anos, angariando desta forma cerca de 164 biliões de dólares durante a próxima década e cobrindo o déficit no Fundo Fiduciário da Estrada.

Os legisladores dizem que chegou a altura de o Congresso a pagar por programas de transporte em vez de usar truques orçamentais para esconder o seu custo empurrando a dívida para o futuro.

“Estamos a perder centenas de milhões de dólares em produtividade económica porque estamos a deixar de investir nas estradas”, disse Murphy.

O Congresso aumentou os impostos sobre a gasolina em 1993.

“O fundo fiduciário rodovia não tem um problema de tributação baixa. Tem sim um problema de excesso de gastos”, segundo John Kartch, director do grupo de comunicação. “Não há nenhuma boa razão para aumentar o imposto sobre os combustíveis.

“Vamos propor um aumento de impostos 164,000 milhões dólares”, disse Dan Holler, o porta-voz para a Acção Heritage,

O Clube para o Crescimento, um outro grupo conservador influente, rejeitou a proposta.

“Trata-se de um aumento de impostos de 164.000 milhões dólares, pura e simples. A subida de impostos sobre os combustíveis é uma má política e não favorece o crescimento. Não é um exemplo de coragem política para evitar a reforma de um sistema que não funciona”, disse Chris Chocola, presidente do Clube.

Murphy argumentou que a proposta tem o apoio dos sindicatos e da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, que fizeram campanha juntos em favor de um aumento de imposto sobre a gasolina.

Corker, por sua vez, rejeitou uma proposta dos republicanos da Câmara para repor o Fundo Fiduciário da estrada, cortando o serviço de entrega aos sábados do Serviço Postal os EUA.

“Só em Washington se vê retirar dinheiro de uma empresa insolvente para financiar uma outra empresa insolvente”, disse.

O Serviço Postal registrou um prejuízo de US $ 1,9 biliões no segundo trimestre deste ano.

O Fundo Fiduciário da estrada, que financia projectos de transporte em todo o país, deverá ficar insolvente já em Agosto, colocando mais de 600.000 postos de trabalho em risco.

O fundo é actualmente financiado por um imposto de 18 cêntimos do dólar por galão de gasolina, mas a receita deste imposto não acpmpanha o ritmo dos gastos com os transportes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *