YONKERS, NY | Ex-presidente José Peixoto homenageado no PACC

948

H 3

Cerca de 300 pessoas homenagearam no passado domingo no Portuguese-American Community Center José Peixoto – naquele que foi um prémio de reconhecimento pelo extraordinário serviço prestado ao PACC durante décadas.

Este conhecido empresário, fundador da Zeca Agency, em Yonkers, de 71 anos, natural de Braga, emigrou para os EUA em 1967 com 24 anos de idade e esteve desde logo ligado ao associativismo no PACC, onde durante decadas exerceu vários cargos – tendo nomeadamente sido presidente da direcção em 1980/81 e da Assembleia Geral durante 6 anos, entre muitos outros cargos directivos. Luís Custódio, mestre-de-cerimónias e a actual presidente Cristina Marques, assim como muitos outros oradores – após brilhantes alocuções sobre o homenageado, caracterizaram-no como uma pessoa muito importante para o desenvolvimento de obras e projectos que foram determinantes para o que é hoje esta associação. Durante o evento, foram várias as figuras políticas que passaram pelo PACC para homenagear José Peixoto pelos seus serviços prestados a este Centro Português – entre as quais podemos destacar o ‘mayor’ Mike Spano, vários vereadores, o congressista Eliot Engel e a senadora estadual Andrea Stewart-Cousins; enviaram distições o governador do Estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo e Rob Astorino, administrador-executivo do condado de Westchester.

Na hora de proferir algumas palavras, a voz de Zeca Peixoto (como é conhecido entre amigos) tremeu pe-rante esta homenagem simples mas verdadeiramente sentida por todos. “Estou muito sensibilizado com este reconhecimento, pois nunca pensei que sentissem isto por mim”, disse, referindo que sempre trabalhou pela comunidade sem pensar em protagonismos.

Para alem do atrativo da gastronomia, a iniciativa contou ainda com um programa de variedades e um animado bailarico.