WJFD-FM – a maior estação de rádio portuguesa nos Estados Unidos completa 40 anos

    2056

    wjfd equipa

    A maior estação de rádio de língua portuguesa nos Estados Unidos está localizada em New Bedford, Massachusetts e completa este ano 40 anos de existência.

    O alcance da WJFD-FM é invejável. A estação no quadrante 97,3 FM, é captável em toda a Nova Inglaterra e mesmo nos estados a norte e a sul de Massachusetts, com qualidade FM e uma programação direccionada à lusofonia.

    A Nova Inglaterra é o segundo estado com mais população nos Estados Unidos, logo seguido da Califórnia, talvez a razão que está na origem do seu sucesso.

    “O público adora a rádio,” diz a co-proprietária Paulina Arruda que, com o marido, o advogado Henrique Arruda, deram sequência ao trabalho do antigo Procurador de Justiça, Edmundo Dinis, que durante décadas foi o proprietário da estação.

    “Os portugueses e luso-americanos estão sempre a ouvir-nos, quer seja em casa, no quintal e nos seus locais de trabalho. Quando passeio na minha vizinhança vejo os tratadores de relva e os trabalhadores da construção a ouvir a WJFD,” completa Paulina Arruda.

    A estação é, desde há cinco anos, propriedade do casal Arruda, que desde o momento em que participou num programa “ao vivo” se apaixonou pelo projecto.

    “Vim para os Estados Unidos com apenas 15 anos de idade e nunca quis perder a minha ligação a Portugal,” diz Henrique Arruda. “Ao ter a oportunidade de me envolver, não perdi tempo,” afirma.

    O contexto da programação obedece a moldes lusófonos, seguindo uma linha multi-étnica na parte musical e ainda blocos noticiosos locais e nacionais portugueses. O futebol é parte integrante da WJFD-FM que transmite os encontros do campeonato português.

    O director é Jorge Morais que também possui conteúdos na programação diária da estação onde se encontra desde 1980. A dedicação à estação é inquestionável. Tem talento e capacidade de gestão e recruta diariamente um leque alargado de ouvintes que seguem a sua emisão com carinho.

    “Trabalhamos com muita determinação para dar às comunidades de língua portuguesa a melhor estação de rádio dos Estados Unidos,” diz Arruda.

    “Aos 40 anos de idade, é cada vez maior a vontade de servir mais e melhor os ouvintes, divulgar a língua portuguesa, captar novas audiências e acompanhar a evolução tecnológica, apostando na qualidade e reinventando-se constantemente para continuar cada vez mais a ser a radio portuguesa na América. É claro que tudo isto não seria possível sem o apoio de comerciantes, ouvintes e colaboradores. Obrigado a todos, é por vós que a WJFD continua a ser a rádio que não pára no tempo!”, conclui Henrique Arruda.

    O projecto em si, teve início em 1950 quando ainda possuia a denominação de WBSM-FM na mesma frequência que possui actualmente, ainda que emitisse apenas uma hora por dia. Dividia o tempo de antena com outras etnias, a polaca e a francesa. Em 1975, a WJFD-FM iniciou a sua operação a tempo inteiro e em 1982 através de uma torre própria que lhe permitiu chegar a pelo menos 400 mil portugueses, cabo-verdeanos e brasileiros.

    Pela WJFD-FM passaram responsáveis e locutores que fazem parte da história da rádio nos Estados Unidos. António Alberto Costa, Luis Pires, Natércia da Conceição, Álvaro António e Dinis Paiva são apenas alguns desses nomes.

    Os portugueses na América podem ouvir rádio portuguesa 24 horas por dia através do site www.wjfd.com.

    A equipa actual é composta por: Jorge Morais, Carlos Félix, Suely DiBarra, Rita Alves, Irene de Amaral, Dino Garcia, Rui Baptista, Rui Rodrigues, Melanie Teixeira, Djozinha e John Gonsalves.

    Considerada um motor de desenvolvimento cultural e social, a estação faz parte do existencial português na costa leste dos Estados Unidos graças a uma aposta na cultura e língua lusófona um pouco por toda a região. Os votos de parabéns do Luso-Americano por mais uma etapa.