WESTCHESTER, NY | 2.º Passeio Anual Fluvial à Estátua da Liberdade da Academia do Bacalhau de New York

    744

     

    westchesterA Academia do Bacalhau de New York, com actuação no condado de Westchester, promoveu sexta-feira à noite – 20 de Junho – o seu 2.º passeio fluvial à Estátua da Liberdade – na baía de Nova Iorque. A iniciativa contou com a presença de cerca de 200 ‘compadres e comadres’ de todas as idades.

    O passeio, a bordo de uma embarcação de recreio alugada, começou em New Rochelle, na Long Island Sound, e percorreu todo o East River, com vistas deslumbrantes de Manhattan e de Queens; o trajecto do passeio levou ainda o numeroso grupo de portugueses até à baixa de Nova Iorque, onde era visível na impressionante linha de arranha-céus da metrópole norte-americana a maior torre do Hemisfério Norte, a One World Trade Center.

    A embarcação aproxima-se então da Estátua da Liberdade, na confluência entre o East River e o Hudson, onde há oportunidade para se tirarem fotografias com a conhecida atracção turística, que foi, como se sabe, uma oferta da França ao povo americano.

    Os ‘compadres e comadres’ puderam ainda jantar a bordo (não tendo faltado os indispensáveis pratos de bacalhau) e dançar ao som do conhecido DJ Bruno Costa, de New Jersey; também houve uma animada sessão de concertina, com os tradicionais ritmos portugueses a marcarem o toque.

    A actual direcção da ABNY inclui o presidente Delfim de Oliveira, os vice-presidentes Porfírio Goms e Paulo Costa, o secretário Humberto Lopes, o tesoureiro Manuel Calado, o carrasco José Santos e o vogal Fernando Santos – entre outros.

    Refira-se ainda a presença de uma delegação de 6 membros da Academia do Bacalhau de Long Island, a incluir o seu actual presidente, João Rebelo, e esposa, Miquelina Rebelo.