Viana do Castelo prolonga estacionamento gratuito até à próxima primavera

    1212

    Av. Combatentes G. Guerra

    A Câmara de Viana do Castelo decidiu prolongar até Março de 2015, num investimento global de quase 50 mil euros, a campanha de estacionamento gratuito em dois parques concessionados aderentes situados no centro histórico da cidade.

    O prolongamento daquela campanha, iniciada em Maio de 2013 para “dinamizar o comércio tradicional” do centro histórico, foi aprovado pela maioria socialista na autarquia com os votos contra do PSD e da CDU e terá um custo mensal de mais de 13 mil euros.

    Segundo o autarca socialista, José Maria Costa, vão estar disponíveis a partir de Janeiro, no parque “Primeiro de Maio” cerca de 400 lugares de estacionamento, de segunda a sexta-feira, entre as 18:00 e as 00:00 e aos sábados, domingos e feriados 800 lugares garantirão estacionamento gratuito durante todo o dia no parque situado junto ao navio-museu Gil Eannes.

    Estas campanhas, explicou o autarca, são a “solução encontrada depois de auscultadas as entidades e os empresários locais que concordam com a necessidade de manter esta política de estacionamento, que está a favorecer o comércio local e a restauração”.

    “O custo de estacionamento pode ser inibidor da vinda das pessoas à cidade. Nesse sentido vamos continuar a apoiar e a incentivar a actividade comercial”, explicou.

    Apesar das críticas que tem sido alvo por parte dos vereadores do PSD e CDU pelos custos destas campanhas para os cofres da autarquia, José Maria Costa adiantou que vai continuar com esta “política amiga do estacionamento” para ajudar o tecido comercial “nesta fase sensível”.