“Vamos chegar a um acordo sobre os que estão aqui ilegalmente”

    1088

    ROMNEY copy

    O ex-governador de Massachusetts e candidato republicano à presidência nas eleições de 2012, Mitt Romney, declarou ao canal de TV Fox News que o seu partido resolveria o problema imigratório caso conquistasse a maioria no Congresso, o que veio a suceder.

    Com a vitória nas eleições os GOP mantém a maioria na Câmara e tiraram o controle do Senado das mãos dos democratas.

    “Provavelmente os democratas irão passar leis sobre a segurança na fronteira,” disse Romney à Fox, ao falar sobre o novo Congresso republicano. “Espero que também façam alguma coisa pelos que querem vir para cá legalmente, tornando o sistema mais transparente.”

    E acrescentou: “Penso que vamos chegar a um acordo sobre o que fazer com os que estão aqui ilegalmente.”

    O ex-candidato à presidência incentiva os republicanos a encararem com seriedade a reforma imigratória. “Temos que tratar desse assunto”, disse. “O tema afecta os milhões de pessoas que não sabem qual é a sua situação actual e os que esperam na fila para vir legalmente para os Estados Unidos.”

    Mitt Romney é considerado um moderado e tem pela frente a missão difícil de convencer os membros do “Tea Party” que encaram os indocumentados passíveis de serem deportados sem apelo.

    Contudo, após a divulgação da ordem executiva de Obama os republicanos podem tentar casar uma lei da sua autoria com o projecto de Obama, o que seria visto com agrado por parte do eleitorado de ambos os Partidos.