UNION, NJ: Rancho Folclórico Portugal Norte a Sul celebrou o seu 7º aniversário

1479

PACA 6

O Rancho Folclórico Portugal Norte a Sul, da Portuguese-American Civic Association (PACA), celebrou no último sábado o seu 7º aniversário. A festa teve lugar no salão da Igreja de St. Demetrios, em Union, onde cerca de três centenas de pessoas, lotação completamente esgotada, conviveram e aplaudiram este ainda jovem Rancho mas já com lugar conquistado entre os melhores.
Como convidado esteve presente o Rancho Sonhos de Portugal, da Associação Portuguesa de Kearny, que abriu o período dedicado ao folclore e deliciou os presentes com uma excelente exibição a merecer fortes aplausos.
Depois foi a vez do rancho aniversariante iniciar a sua actuação e satisfazer a expectativa que reinava entre a assistência. Trajes bonitos e a diferenciar cada  zona de Portugal que representam, muita juventude na constituição dos seus pares,  um numeroso grupo de tocadores, cantadeiras e figurantes, restava ver a sua eficácia no recinto de dança: boa, muito boa e com um bom reportório,  também a merecer os aplausos que não faltaram.
Como referido cada par, sobretudo as raparigas, vestem indumentárias diferentes – a condizer com o nome do rancho, Portugal Norte a Sul – o que cria uma moldura bastante curiosa e que identifica as regiões que representam. A directora Rosa Maciel apresentou cada par individualmente, onde pontificaram os trajes do Minho, das Beiras, do Alentejo e do Algarve, entre outros.
Também nesta noite exibiu-se pela primeira vez em público o mais jovem par do rancho. Trata-se de duas meninas, a Rachel e a Madalena, que sem receio de enfrentar o público dançaram um número com os pares mais crescidos, o que levou a assistência ao rubro.
O Rancho Portugal Norte a Sul foi fundado em 2007 e conta presentemente com 10 pares. É ensaiado por Melissa Sintra e Jasson Gonçalves, eles também dançarinos, e tem como directora Rosa Maciel, que na apresentação não poupou elogios aos ensaiadores e a todos os componentes do rancho.
“O rancho está em pleno desenvolvimento, há muito entusiasmo entre os pares e  o grupo de apoio, está tudo a correr muito bem, os ensaiadores são fantásticos”, disse a directora.