UNION, NJ | Manuel Figueiredo é ‘Mayor’ e Suzette Cavadas Vice-’Mayor’ no município de Union

    1573

    CAVADAS FIGUEIREDO

    Não são conhecidos os dados exactos, neste aspecto, de todos os estados e municípios do país, mas em New Jersey não há dúvidas de que dois lusos-americanos estão a fazer história ao exercerem as funções de presidente e vice-presidente da mesma câmara municipal de uma das localidades que mais população atraíu nos últimos anos, e uma das que melhor qualidade de vida oferece a quantos a procuram.

    Trata-se da vila de Union, no Condado com o mesmo nome, onde no último domingo Manuel Figueiredo tomou posse como Presidente da Câmara Municipal, e Suzette Cavadas como Vice-Presidente.

    Como é norma, a cerimónia de tomada de posse decorreu dentro dos moldes tradicionais e com o Salão Nobre da Câmara Municipal completamente cheio. Uma Guarda de Honra do Junior R.O.T.C do liceu de Union fez a saudação à bandeira, Amanda Figueiredo (filha do novo “Mayor”) cantou o hino nacional e o Rev. Richard Starling fez a invocação.

    Foi dado posse ao vereador reeleito Joseph M. Florio, e no prosseguimento foi empossado o novo “Mayor” que no uso da palavra agradeceu a todos quantos o têm apoiado ao longo da sua carreira como vereador, e de quem espera o mesmo apoio agora nas suas novas funções.

    A tomada de posse da nova vice-presidente, Suzette Cavadas, preencheu o período dedicado à troca de titulares nos lugares de comando, a sessão foi continuada com outros assuntos constantes na ordem de trabalhos.

    O Conselho Municipal de Union é constituído por cinco vereadores, um dos quais é eleito pelos seus colegas para exercer o cargo de presidente da câmara pelo período de um ano, tal como se passa com o cargo de vice-presidente.

    Para além das suas funções como autarca, o novo “Mayor” Manuel Figueiredo pertence ao quadro de professores no Sistema de Escolas Públicas de Newark desde 1988.

    Eleito vereador pela primeira vez em 2009, foi o primeiro luso-americano a exercer estas funções depois de três tentativas de outros candidatos anteriores sem sucesso.

    Antes fez parte do ‘Board of Education’, para o qual foi eleito em 2007, cargo que abandonou dois anos depois quando se candidatou para vereador.

    É, também, o primeiro “Mayor” luso-americano neste município.

    A advogada Suzette Cavadas, com escritório em Newark, está no seu primeiro mandato como vereadora. É a segunda mulher a exercer este cargo no município de Union, e a primeira mulher luso-americana. A manter-se a estrutura actual, deverá ser “Mayor” em 2016

    O Município de União está localizado no centro-norte do Condado de Union. É atravessado por uma rede de estradas locais e regionais, incluíndo o Garden State Parkway, Interstate 78, US Route 22, e State Route 82 vulgarmente conhecida como Morris Avenue. No último censo, em 2010, registou uma população de 56,642 habitantes, número que em 2013 passou para 57,542. Refira-se que no censo de 1990 o número de habitantes era de 50,024, e no ano de 2000 a contagem foi de 54,405 habitantes, sendo o município do Condado que mais cresceu em população no mesmo período.