Surto de gripe em alta em toda a América

    917

    Flu

    A América está a viver um surto de gripe muito grave a anormal para a estação.

    Quem o diz é Michael Smith, médico e editor chefe da WebMD.

    “Estamos no que parece ser uma “temporada anormal de gripe muito agressiva.”

    A temporada de gripe ocorre durante os meses mais frios do ano e, normalmente, os picos situam-se entre Dezembro e Fevereiro, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças.

    “Esta época está a ser muito complicada porque a estirpe predominante, H3N2, não é coberta pela vacina contra a gripe actual e tende a mostrar sintomas mais graves,” disse Smith. O H3N2 foi responsável pela maioria das estirpes testadas pelo CDC há poucas semanas de acordo com um alerta de saúde emitido no início de Dezembro.

    “A estirpe H3N2 não é anormal; Não é apenas o que foi previsto quando a vacina contra a gripe foi criada”, disse Smith. O que está incluído na vacina actual é determinado anualmente pelo Food and Drug Administration, (FDA) com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde. A vacina leva cerca de seis meses a ser produzida, de acordo com o CDC.

    “Ainda assim, a vacina contra a gripe é o caminho da protecção contra a gripe”, disse Smith. E mesmo que a vacina deste ano não inclua protecção contra a H3N2, ela irá proteger as pessoas, sobretudo os idosos e as crianças contra outras estirpes e também fazer com que sejam criados anticorpos que irão fornecer alguma protecção, de acordo com o CDC.

    Para se manter saudável nesta temporada e limitar a propagação da doença, Smith faz três recomendações:

    1. Vacinar-se.

    2. Lavar as mãos e fazer o que puder para evitar tocar no rosto.

     

    3. Se ficar doente, mantenha-se em casa para evitar a propagação do vírus