Ras Baraka vai colocar mais 9 polícias nas ruas do Bairro Leste de Newark

    937

    Baraka

    A 3ª esquadra localizada na Market Street vai receber mais 9 agentes da autoridade, depois de Ras Baraka ter anunciado conjuntamente com o director da Polícia, Eugene Venable, uma restruturação que reconduziu cerca de 115 agentes anteriormente a desempenhar acções administrativas para acções de patrulha.

    Esta decisão surgiu depois da recente onda de violência, com 5 homicídios ocorridos na cidade em escassas horas e que elevou para 58 o número de vítimas este ano em Newark. Conjuntamente com essa reformulação a cidade espera também a colaboração de agentes da polícia estadual e do condado de Essex.

    Este anúncio foi bem recebido pelo vereador Augusto Amador que referiu ao Luso Americano: “Em Dezembro do ano passado foram transferidos 12 agentes da 3ª esquadra e nessa altura enviei uma carta ao Mayor a manifestar o meu desagrado e com essa decisão, apresentei inclusivamente várias propostas que foram rejeitadas. Essa acção teve um impacto negativo no nosso bairro que viu um aumento drástico nos números do crime”, referindo de seguida: “No dia 22 de Agosto enviei outra carta ao Mayor e noto com satisfação que agora Ras Baraka ouviu as nossas razões e colocou mais 9 agentes na 3ª esquadra. Estou satisfeito pelo facto de Baraka ter mudado de atitude e colocado mais elementos na Market Street, mas quero lembrar que precisamos de mais agentes e o mais rápido possível de modo a controlar os índices de crime na cidade”, disse Amador.

    Mesmo com menos agentes da autoridade na rua, somente este ano, 78 agentes reformaram-se o que reduz o número de polícias para 986, quando em 2010, por exemplo, eram 1131. Segundo dados avançados pelo departamento de polícia, o crime no âmbito geral baixou na cidade, cerca de 8% comparando 2015 com igual período em 2014. Segundo dados avançados pelo departamento somente os crimes de estupro aumentaram, cerca de 93%, o que é também alarmante.

     

    Em relação ao Bairro do Ironbound, a 3ª esquadra apresenta também números simpáticos com uma redução geral de crime na ordem dos 3%. Contudo a realidade desses números mostram que homicídios (+33%), estupro (+ 233%), Assaltos (+2%), Assaltos agravados (+5%) e roubos de carros (+24%) , o que aumenta a preocupação dos residentes que não se sentem protegidos e que questionam o real motivo pelo qual os seus impostos prediais continuam a aumentar, se em questões de segurança pública a realidade dos factos não mentem, mesmo que os roubos no computo geral diminuíram cerca de 21%.

     

    As estatísticas dizem que o crime baixou, a realidade contudo mostra que os residentes estão apreensivos, o crime já não escolhe hora nem lugar, acontece à luz do dia em pleno coração do Ironbound.