Ras Baraka tomou posse como Mayor de Newark

    1063

    Juramento

    Ras Baraka tomou posse na passada terça-feira como 40º Mayor de Newark.

    O senador estadual Richard Codey administrou o juramento no New Jersey Performing Arts Center, no coração do Ironbound.

    “Tenho muito prazer em apresentar-vos o Mayor da cidade de Newark,” disse Codey após a cerimónia de tomada de posse.

    No início do seu discurso de tomada de posse, Baraka usou repetidamente uma citação que foi usou na sua campanha: “Nós somos o Mayor.”

    A cerimónia foi acompanhada por milhares de pessoas no exterior do NJPAC.

    Baraka, um activista de 45 anos de idade, vereador do bairro sul foi eleito Mayor no passado dia 13 de Maio após confronto com Shavar Jeffries.

    Baraka foi reitor do Central High School e é filho do poeta já falecido Amiri Baraka.

    Os membros recentemente eleitos e reeleitos para o Conselho Municipal são a presidente Mildred Crump, o vereador do Bairro Oeste Joe McCallum, vereador do Bairro Central, Gayle Chaneyfield-Jenkins; vereador do Bairro Leste, Augusto Amador; vereador do Bairro Sul John Sharpe James; vereador do Bairro Norte, Aníbal Ramos e vereadores At-Large Carlos Gonzalez, Luis Quintana e Eddie Osborne também tomaram posse.

    No mesmo dia realizou-se uma gala comemorativa da tomada de posse no Robert Treat Hotel onde marcaram presença mais de mil pessoas e onde estiveram também nomes como Mary J. Blige, Faith Evans e Rah Digga.

    No evento, Ras Baraka referiu; “hoje vivemos um dia histórico, e todos os que um dia viveram nesta cidade por certo hoje querem aqui voltar”, referindo de seguida que “Newark vai avançar no caminho certo e todos devem investir nesta cidade que se prepara para um novo ciclo, para um ciclo de prosperidade e todos unidos podemos realizar esse sonho que carregamos por tantos e tantos anos.”

    Na Gala os preços oscilaram entre os trezentos e os mil dólares e foi visível a presença de vários membros da comunidade portuguesa que por certo querem fazer parte de um movimento emergente que tem Ras Baraka no seu centro de acção.

    Newark vive um novo ciclo. Ras Baraka tem agora em mãos a aprovação do orçamento da cidade, que ao que tudo indica apresenta um propalado défice de 93 milhões de dólares. Essa será a primeira prova de fogo do novo líder da cidade que contará no concelho municipal com uma possível maioria de 5-4 tendo à partida reunida as condições para implementar as suas ideias.