Ras Baraka é o novo Mayor de Newark

    900

    BARAKA

    Ras Baraka é o novo Mayor da cidade de Newark sucedendo a Luís Quintana, depois de ter vencido as eleições de terça-feira com 53.73% dos votos (23,416 votantes) contra os 43.03% do seu oponente, Shavar Jeffries que recebeu 20,062 votos.

    Esta vitória acabou por não ser surpreendente pois Baraka liderou desde sempre as sondagens, mas uma forte campanha de marketing, onde foram despendidos milhares de dólares nas duas últimas semanas, por parte de Jeffries, levou a que a dúvida persistisse até depois do fecho das urnas às 20 horas de terça-feira.

    O novo Mayor de Newark recebeu os resultados eleitorais no Robert Treat Hotel e, após o fecho das urnas, perante mais de dois mil seguidores disse: “somos os vencedores” percorrendo depois a distância entre o hotel e a câmara municipal a pé seguido por uma multidão de seguidores que, nas escadas do edifício, vibraram com o candidato quando este referiu: “eu sou o Mayor, vocês são o Mayor”.

    Durante o percurso pela Broad Street, Baraka referiu ao jornal Luso-Americano: “sinto um orgulho enorme nesta cidade que é de todos nós, e não de interesses políticos”, referindo que “neste momento sou o Mayor de toda a cidade e por certo que quero também abrir essas portas aqueles que disputaram contra mim estas eleições. Newark vive um período delicado mas estou preparado para fazer a diferença e levar esta cidade aos desígnios do sucesso”.

    Shavar Jeffries reconheceu a derrota pelas 10.20 da noite no ginásio da Universidade Rutgers. Depois de ter endereçado os parabéns a Baraka referiu que “é tempo de unir esforços para Newark, é tempo de trabalhar em conjunto para um só objectivo”, concluindo: “o Mayor Baraka vem de uma grande família e o seu amor a Newark é inquestionável,” disse.

    Depois das eleições de terça-feira e consequente eleição de Ras Baraka como novo Mayor, Newark começa um novo ciclo.

    Ras Baraka conseguiu eleger dois vereadores gerais que concorreram no seu ticket, Mildred Crump e Eddie Osborne, bem como John Sharpe James que obteve um resultado avassalador no Bairro Sul da cidade. Por sua vez, Shavar Jeffries conseguiu eleger no Bairro Norte Aníbal Ramos e no Leste Augusto Amador, para além do vereador-geral Carlos Gonzalez.

    O novo concelho municipal ainda não está completo pois será preciso uma segunda volta a 10 de Junho para determinar os vencedores dos bairros Oeste e Central.

    No que respeita a civismo, nada a assinalar o que, desde já é um facto positivo nestas eleições de 2014 em Newark.