Queda do euro torna Portugal mais barato para turistas norte-americanos

    805

    Americanos

    Com a moeda norte-americana a ganhar força, as viagens pelo mundo estão mais baratas para os turistas que ganham em dólares. Veja os 10 destinos que ficaram mais em conta.

    Passar uma noite em Portugal ficou 5,8% mais barato nos últimos meses para os turistas norte-americanos. A explicação está na queda do euro, que perdeu valor face ao dólar. Aliás, com a moeda norte-americana a ganhar força, as viagens pelo mundo estão bem mais baratas para os turistas que ganham em dólares.

    O TripAdvisor lançou um estudo com os preços da hotelaria em que conclui que os preços da Rússia e na Ucrânia desceram mais de 20% no último ano. Mas há dados mais surpreendentes: a Noruega e Suécia também registaram quedas de 17 e 19% respectivamente. E na lista dos dez países que ficaram mais baratos estão ainda a Polónia, a Roménia, a Bulgária, França, Marrocos e Uruguai. Portugal não entra nesta lista, mas os preços dos hotéis desceram 5,8% desde o ano passado.

    Em relação à mesma altura do ano passado, o dólar está 21% mais valioso relativamente ao euro, 79% relativamente ao rublo, e 29% relativamente à coroa sueca, por exemplo.

    A queda dos custos deve-se ao efeito combinado da subida do valor da moeda e da descida dos preços das próprias unidades de hotelaria. O Washington Post nota ainda que a zona euro está em deflação, o que torna mais fácil encontrar pechinchas, da restauração à cultura. Os norte-americanos também ficam a ganhar na maior parte das viagens para a América do Sul e para Austrália. Pelo contrário, são poucos os países onde o dólar perdeu valor e as descidas são muito ligeiras.