Projecto para promoção do mobiliário de Paredes vence prémio europeu RegioStars

    935

    Art on Chairs

    A iniciativa da Câmara de Paredes Art on Chairs, para promover a indústria de mobiliário do concelho, foi anteontem distinguida, em Bruxelas, como o melhor projecto europeu na área do desenvolvimento regional, ao receber o prémio RegioStars.

    Criado em 2012 por aquela autarquia, o projecto Art on Chairs foi considerado pela comissão europeia como um exemplo de boas práticas na aplicação de fundos comunitários e um modelo a seguir por outras regiões dos 27 estados membros.

    O projecto da Câmara de Paredes, com edições bienais, inclui um alargado conjunto de exposições, conferências e residências e workshops, envolvendo universidades, empresas e escolas locais, utilizando a cadeira como objecto representativo do principal sector de actividades do concelho e apostando no design como factor de valorização da competitividade da indústria de mobiliário.

    Com a atribuição do RegioStart a uma iniciativa de Paredes, o Norte de Portugal conquista pelo segundo ano consecutivo este galardão europeu, após o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) ter sido distinguido em 2013.

    Após a apresentação e defesa do projecto em Bruxelas, em Julho de 2013, o Art on Chairs foi seleccionado por um júri independente para integrar um grupo de seis finalistas ao RegioStars 2014.

    De acordo com os seus regulamentos, o júri do galardão toma em conta factores como o carácter inovador de cada projecto e o seu impacto no respectivo território, nomeadamente ao nível do crescimento sustentado das suas empresas e criação de postos de trabalho.

    A promoção internacional do projecto e do sector mobiliário de Paredes contou com a participação do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o Prémio Nobel da Paz José Ramos-Horta, Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Manoel de Oliveira, Eduardo Souto Moura, Mia Couto, entre outros, num total de 11 personalidades.

    Cada personalidade recebeu uma cadeira inspirada em si e desenhada por um designer, numa acção intitulada DUETS.

    Numa colaboração com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, as 11 cadeiras foram leiloadas e os 111.500 euros angariados foram entregues a projectos educacionais em África, beneficiando 3.700 crianças refugiadas da guerra na Síria.