Previstos entre seis a oito furacões em 2014

    1109

    furacões

    O governo federal prevê uma época de tempestades normal na zona do Atlântico Norte. Aguardam-se pelo menos de seis a oito furacões.

    Uma época considerada normal é de seis furacões entre 1 de Junho e 30 de Novembro de cada ano e inclui a área entre a Nova Inglaterra, Caraíbas e Golfo do México.

    A razão principal que reside na normalidade anunciada é o desenvolvimento do fenómeno natural “El Niño” que obriga à redução das grandes tempestades no Atlântico.

    Segundo o Serviço Meteorológico Nacional prevêem-se entre 8 a 13 tempestades tropicais com intensidade de vento superior a 40 milhas horárias. Uma tempestade é considerada furacão quando o vento atinge as 74 milhas horárias.

    Dos furacões previstos para 2014, entre 3 a seis deverão ser de proporções intensas com ventos superiores a 110 milhas horárias, incluídos nas categorias 3,4 ou 5 na escala Saffir-Simpson, que determina a intensidade deste tipo de tempestades.

    O mês passado, meteorologistas da Universidade Estadual do Colorado preveriam nove tempestades tropicais, três delas furacões. O responsável pela previsão foi William Gray, o primeiro cientista a efectuar previsões nos anos 80 nos Estados Unidos. Desde 2000, no âmbito das previsões, sete de 14 foram certas, segundo o jornal USA Today.

    As previsões sobre este tipo de tempestades foram muito baixas em 2006 e demasiado elevadas em 2013.

    As primeiras tempestades de 2014 vão chamar-se Arthur, Bertha, Cristobal, Dolly e Edouard.