Presépio de 4 toneladas em troncos de madeira

    1904

    valencapresepios

    Um presépio em troncos de madeira, com as seis figuras centrais que representam o nascimento do Menino Jesus, com quatro toneladas é um dos grandes atractivos da Valença Cidade Presépio, que decorre até 6 de Janeiro.

    Seis figuras, com uma altura média de 2.40 metros representam o menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, no Largo Dr. José Maria Rodrigues, na Fortaleza.

    As esculturas, moldadas em madeira de plátano, a moto-serra, pelo escultor valenciano António Nunes, foram elaborados nos últimos meses nos Estaleiros Municipais.

    A madeira levou um tratamento de conservação com creolina, linhaça e preparado à base de cera que permitirá a sua presença no espaço público e aproveitamento para próximas edições.

    A autarquia valenciana pretende continuar a dar dimensão a este presépio aumentando o número de figuras evocativas do nascimento de Jesus, de modo a criar um presépio tradicional de grandes dimensões que vá ocupando as várias praças e largos da Fortaleza.

    Este presépio de madeira junta-se a mais 16 presépios de rua, elaborados pelas colectividades valencianas, distribuídos pelos principais pontos do centro histórico.

    A par dos presépios de rua, o Núcleo Museológico e a Loja de Turismo tem patentes ao público uma mostra com 122 presépios e 11 meninos-Jesus, com os mais diversos tamanhos e materiais.

    Valença Cidade Presépio completa-se com os presépios nas monstras comerciais, a iluminação artística e o amplo programa de animação que se prolonga até 6 de Janeiro.