Prepare o regresso às aulas

    1080

    regresso_escolar_ banner

    Depois de umas longas férias, o nervoso miudinho que reina nos dias que antecipam o regresso é absolutamente normal. Veja como acalmar toda a gente (incluindo você…).

    MARQUE UM REENCONTRO

    É verdade que as redes sociais hoje já mantêm os miúdos em contacto, mesmo no pico do Verão, mas o regresso à escola implica aquele momento do ‘face to face’, em que todos voltam a encarar-se ao vivo e a cores depois de uns meses de afastamento. Pode atenuar este receios do seu filho, se organizar um encontro com dois ou três amigos da escola, antes das aulas começarem. Sugira uma ida ao cinema ou uma tarde de playstation em sua casa. Esta é uma excelente forma de reatarem conversas e brincadeiras e de voltarem à escola no primeiro dia, com se nunca se tivessem afastado.

     FALE SOBRE AS PREOCUPAÇÕES

    Cada criança é um caso. Por isso é importante que perceba o que está exactamente a preocupar o seu filho. Enquanto umas crianças estão ansiosas em saber se irão ser aceites pelos novos colegas, outras temem não estar à altura da complexidade das novas matérias, por exemplo. Não desvalorize as preocupações dele. Escute-o, tente ajudá-lo a pensar em formas de lidar com os seus receios e deixe claro que estará sempre pronta para ajudar.

    PREPARE AS NOVAS ROTINAS

    Mesmo para quem vai apenas voltar à engrenagem do ano anterior, três meses de férias foram suficientes para perder a prática. Está na altura de rever com os seus filhos as tarefas de cada um a partir do primeiro dia de aulas: arrumar a mochila à noite, deixar a roupa organizada de véspera, quem se levanta primeiro. É também a altura ideal para dar mais responsabilidades aos mais crescidinhos – o mais velho supervisiona a mochila do mais novo, cada semana um deles fica encarregue de levantar a mesa do pequeno-almoço… Se eles levam almoço de casa, podem também começar já a fazer uma lista das refeições mais práticas para levar.

    ACERTEM OS RITMOS

    Está na altura de começar a corrigir os horários de dormir. Não espere pelo último dia para mandar o seu filho para a cama às 21h, em vez das 23h, a que já se habituou durante o Verão. E não precisa de o acordar às 7h, mas obrigue-o a levantar-se mais cedo.

    FAÇA O TRAJECTO COM ELES

    Se o seu filho vai de autocarro ou a pé para a escola, faça o caminho com ele alguns dias antes e alerte-o para os cuidados que deve ter durante o trajecto. Assim, ele vai sentir-se mais confiante no primeiro dia de aulas e você ficará mais tranquila.

    PONHA A SUA MELHOR CARA

    É normal que também os pais fiquem nervosos nesta altura do ano – o stresse das compras do material escolar, os livros que ainda não chegaram, as sapatilhas que parecem ter encolhido durante o Verão, a ansiedade sobre como eles se vão adaptar de novo à escola… enfim, motivos não faltam para andar com um ar mais triste e preocupado. Mas como imagina, pais com semblante carregado não transmitem qualquer entusiasmo à criança para o seu primeiro dia de aulas, certo?

    O GRANDE DIA!

    Prepara-se mentalmente para o primeiro dia de aulas e procure que nada falhe. Assegure-se que tem tudo o que seu filho precisa, levantem-se cedo para evitar as correrias matinais e procure que o seu filho chegue à escola a tempo de se ambientar e descobrir a sua nova sala. Na despedida, nada de dramas. Um beijo, um abraço forte e ‘Boa sorte!’ deverão ser suficientes para lhe transmitir a dose extra de confiança que este dia exige.