Portugueses de New Jersey preferem Hillary Clinton

    1235

    SONY DSC

    A recente sondagem do Luso-Americano, poderia ter causado resultados surpresa, mas não foi decerto na preferência para o candidato às Presidenciais que essa surpresa foi evidente.

    Hillary Clinton, pelo que já se adivinhava, é a favorita dos portugueses, muito ligados por razões históricas e sociais ao Partido Democrata.

    A antiga Secretária de Estado surge com 53,05% dos votos, muito próxima do dobro dos votos atribuidos a Chris Christie, um candidato que está em problemas na corrida à Casa Branca em 2016. Contudo é governador de New Jersey e há muitos portugueses que gostam dele.

    Desde que Mitt Romney anunciou que não se riria recandidatar que a preferência dos eleitores republicanos se inclinou para Jeb Bush, irmão de George W. Bush.

    Alguns escândalos têm prejudicado Christie. A Bridgegate, a vacinação contra o sarampo, e mais recentemente a viagem plenada a Londres com intuito meramente eleitoralista, deixaram o govermador de New Jersey numa situação complicada junto do eleitorado.

    Hillary, por sua vez, ainda que se diga que está cansada e provavelmente doente, reune o consenso do eleitorado português e luso-americano. O candidato republicano que sair das Primárias republicanas terá em Clinton uma forte adversária.

    Marco Rubio, da Flórida é jovem e pdoerá surpreender com apenas 2,25% e Paul não tem muitas hipóteses na esfera luso-americana.