Pinhel organiza jogos tradicionais associados ao vinho e à taberna

1221

Pinhel.castelo

O concelho de Pinhel vai acolher entre 7 e 9 de Março, um evento que tem como objectivo divulgar alguns dos jogos tradicionais que estão associados ao vinho e às antigas tabernas.
A iniciativa “Na taberna – cultura e tradição”, promovida pela Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG), irá reunir participantes nacionais, espanhóis e franceses, anunciou a organização numa conferência de imprensa realizada na sede da AJTG, na cidade da Guarda.
“Não se trata de mostrar aquilo de que nós somos capazes de fazer com o jogo. Trata-se de motivar os outros para o jogo”, disse Norberto Gonçalves, presidente da AJTG, indicando que o evento decorrerá na cidade de Pinhel e também nas aldeias de Cheiras, Abadia, Trocheiros e Miragaia, pertencentes à freguesia de Pínzio, no concelho de Pinhel.
No encontro, que visa divulgar os jogos tradicionais associados ao vinho e ao seu transporte, a AJTG fará demonstrações dos jogos do sapo, da raiola e do burro.
Também será recriado “o jogo do barril” que “há muitos anos caiu em desuso” e que era praticado “em todas as zonas onde havia vinho”, indicou.
“O barril é suspenso com uma corda e o participante tem que entrar por um dos topos e sair pelo outro”, contou o responsável à agência Lusa, assumindo tratar-se de um jogo “hilariante”.
Lembrou que o jogo tradicional do barril caiu em desuso porque “cada vez há menos barris” e nos últimos anos os habitantes perderam “a ligação à terra” e o jogo deixou de ser praticado como era antigamente.
“Não é fácil recuperá-lo para o voltar a praticar sistematicamente, nas mostrando o próprio jogo, pelo menos criamos o bichinho da curiosidade em experimentar”, admitiu Norberto Gonçalves.
Na iniciativa participam também elementos de uma associação francesa (Aquitaine Sport Pour Tous, de Bordéus) que rolarão barris de vinho.
Os visitantes terão oportunidade de ver “rolar pipos de 200 litros de vinho com o menor esforço possível”, revelou o presidente da AJTG.
Estará também presente uma associação espanhola (Associación La Tanquilla, de Aranda de Duero) que interpretará alguns jogos que fazem parte da cultura local.
O programa do evento também contempla uma mesa redonda sobre “O jogo tradicional na animação intra e intercomunitária”, a apresentação do livro “Memórias da Maria Castanha”, de Jorge Lage, e a declamação de poemas pelo actor e poeta Américo Rodrigues, da Guarda.
Haverá ainda “histórias ao serão”, um baile popular, um encontro sobre o vinho e a cultura tradicional e a degustação de vinhos e de produtos regionais, entre outras iniciativas.
“Vão ser [três] dias de convívio e de aprendizagem” para os participantes no evento que vai ser realizado pela primeira vez, admitiu Lucília Coelho, vereadora da Câmara Municipal de Pinhel.
“Na taberna – cultura e tradição” envolve, para além da AJTG, a Câmara Municipal e a Adega Cooperativa de Pinhel, entre outras instituições do concelho.