PERTH AMBOY, NJ | Vivianna Acuna-Francisco é directora da Galeria de Artes e Conselheira de Arte no município

    980

    Viviana 1

    A presidente da Câmara Municipal de Perth Amboy, Wilda Diaz, nomeou Vivianna Acuna-Francisco Directora da Perth Amboy Gallery Center for the Arts, e Consellheira de Arte no município desta cidade.

    A nova Directora de Arte desempenhava as funções de curadora na referida galeria, onde também administra aulas de pintura, cerâmica e outras disciplinas aliadas à arte.

    De ascendência colombiana mas com Portugal no coração pelos laços do casamento e outras raízes sentimentais, a Vivianna vive intensamente os motivos portugueses, que estuda e conhece ao vivo, e tem no fado uma das grandes paixões da sua vida. Foi este o tema duma exposição de pintura que levou a efeito na Kean University, muito visitada e muito apreciada.

    Foi também com o fado como tema que organizou e levou a efeito no último verão um espectáculo com acompanhamento musical pela orquestra Manhattan Camerata, com o título “Fado/Tango”, e com a fadista Natalie Pires como protagonista principal, considerado pela assistência e entidades citadinas presentes como do melhor que já passou por Perth Amboy.

    É também por sua iniciativa que têm decorrido várias exposições na Perth Amboy Gallery Center for the Arts, por onde já passaram umas boas dezenas de expositores portugueses e de outras nacionalidades

    A pintura, a escultura, a decoração, as artes gráficas, a fotografia e o fabrico de bolos artísticos fazem parte do quotidiano da Vivianna, que já lançou novos talentos, sobretudo jovens, nestas modalidades artísticas.

    Muita activa na comunidade portuguesa, sobretudo no Clube, está sempre pronta para colaborar no que lhe é solicitado.

    Quem é a Vivianna

    Vivianna Acuna-Francisco é um artista visual que utiliza a realidade e a sua imaginação para produzir imagens que evocam emoções e refletem a beleza nas suas variadas formas.

    Vivianna tem vindo a desenhar e pintar desde criança. Foi desenhadora gráfica na indústria farmacêutica por 16 anos, e especializou-se em ilustrações médicas digitais. Em 2008 mudou de carreira para continuar os seus estudos em Belas Artes.

    Além da pintura a óleo também se dedica à escultura e à criação de bolos 3D e a trabalhar com açúcar e desenho. Faz bolos extraordinários que exibe no seu site: CakesbyViv.com.

    A Vivianna completou o seu Bacharelato em Belas Artes, na Universidade Kean, em Union, New Jersey. Posteriormente concluiu a sua formatura e planeia continuar os estudos para obter o mestrado em Belas Artes. O seu objectivo é ensinar artes a nível universitário.

    A artista é casada com um português, Paulo Francisco. O casal tem dois filhos e residem em Perth Amboy, New Jersey, onde é muito activa na comunidade portuguesa. Filha de pais colombianos, nasceu em New York e foi criada em Madison, New Jersey, mas está fascinada com a cultura portuguesa, tendo tido na história de Portugal o impulso necessário para criar uma das suas exposições,  “Saudade e a Arte do Fado”, na qual a Vivianna faz do Fado a sua constante: o destino, a traição no amor, a morte, o desespero, emoções que estão representadas nas pinturas a óleo tradicionais e modernas.

    Um trabalho que ainda está em desenvolvimento. Ainda sente que pode fazer mais representações visuais desta bela música e da palavra Saudade, a sua descrição como lembrança de sentimentos, experiências, lugares ou eventos que já lhe trouxeram emoção, prazer, bem-estar, e que agora lhe provoca os sentidos e a faz reviver.

    “Saudade” pode ser descrita como um vazio, como se alguém ou algo que deveria lá estar em determinado momento, está em falta, e o indivíduo sente essa ausência