PERTH AMBOY, NJ | Paróquia João Paulo II celebrou o seu segundo aniversário

    1191

    Paroquia 3

    A Paróquia João Paulo II, em Perth Amboy, celebrou na tarde de sábado o segundo aniversário da sua criação. Trata-se da nova Paróquia a que está agregada a igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde a comunidade portuguesa tem os seus serviços religiosos.

    A celebração, que decorreu na igreja de St. Estevão, sede da paróquia aniversariante, e instalações, teve início a meio da tarde de sábado com um coro que apresentou música erudita a que se seguiu a Missa Solene concelebrada por vários sacerdotes.

    As leituras nesta Missa foram feitas em quatro idiomas, inglês, espanhol, polaco e português, tantos quantos são falados pelos seus paroquianos, tendo a parte portuguesa sido desempenhada por Alice do Coito, Lurdes Cristiano e Zaida Luta.

    Seguiu-se a parte social, na cafetaria, onde foi servida uma refeição a cerca de duas centenas de pessoas e onde a comunidade portuguesa e brasileira estiveram em lugar de destaque. Numa mesa foram colocados em exposição vários utensílios que demonstram alguns hábitos dos povos destes dois países, o que foi muito apreciado e suscitou mesmo pedidos de esclarecimento àcerca dos mesmos.

    Mas a maior novidade para os presentes, na sua esmagadora maioria não portugueses, foi a exibição do folclore português interpretado pelo Rancho Infantil Raízes de Portugal, do Clube Português de South River, que foi muito aplaudido.

    Também muito ovacionado foi o jovem Danny Gonçalves que com a sua concertina interpretou algumas músicas do folclore português.

    Refira-se que dado serem quatro as étnias que fazem parte desta paróquia, cada ano cabe a uma delas a organização da parte social o que desta vez calhou à étnia de língua portuguesa (portugueses e brasileiros). A coordenação e apresentação esteve a cargo de Graça Santos.

    Breve historial

    A criação da paróquia João Paulo II, da Diocese de Metuchen, deve-se à reestruturação do sistema paroquial em Perth Amboy que passou de nove para apenas quatro paróquias.

    Entre as que foram eliminadas consta a paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que foi a terceira paróquia de língua portuguesa a ser criada no estado de New Jersey.

    Com a eliminação da paróquia esteve também eminente o encerramento da igreja com o mesmo nome, e do respectivo complexo paroquial, um antigo e abandonado convento, tudo totalmente recuperado pela comunidade portuguesa que suportou a maior parte das despesas.

    Num processo comprovadamente mal conduzido por parte da comunidade católica portuguesa, de que South River fazia parte, e numa altura em que não havia consenso entre os próprios membros, o fim da igreja também esteve à vista e só foi reconsiderado quando outras forças intervieram.

    Embora a comunidade portuguesa mantenha os seus serviços religiosos nesta igreja, a mesma está inserida na nova paróquia onde também foram agregadas igrejas americanas, polacas e hispânicas O pastor da nova paróquia é o Rev. Waldemar Latkowski, os serviços em português na igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima estão a cargo do Vigário Paroquial Rev. Stanislaw Wilczek.