PERTH AMBOY, NJ | Irmandade de Fátima levou a efeito jantar de Acção de Graças

    1223

    Amboy 11 copy

    Um dos eventos tradicionais na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Perth Amboy, e talvez um dos mais antigos, é o jantar de Acção de Graças que em cada ano decorre no sábado imediatamente a seguir à quinta-feira em que este dia é assinalado, também conhecido por “Thanksgiving Day”. Devido à falta de registos calcula-se que este jantar é realizado há 22 anos consecutivos, a ementa não é peru como a época e a data sugerem, mas sim um suculento cozido à portuguesa.

    Esta regra terá sido quebrada num ano em que foi servido peixe cozido, talvez uma melhor forma de desenjoar dos dias anteriores em que os estômagos são sobrecarregados com carne de peru e outras, mas certamente acharam por bem voltar à iguaria que teve origem nas Beiras e que embora possa variar um pouco de região para região é um prato muito apreciado e possível de encontrar em todo o Portugal, tal como deste lado do Atlântico.

    E foi mais uma vez um suculento cozido à portuguesa que deu continuidade à tradição do jantar de Acção de Graças que decorreu na noite de sábado no salão da Igreja.

    A iniciativa foi criada pela organização também mais antiga da Igreja, a Irmandade de Fátima (mais antiga que o primeiro conselho paroquial, e disto sim, há registos), e tem sido este grupo que ano após ano reúne os paroquianos, e não só, neste jantar de estilo caseiro e familiar. É também este grupo que confecciona e serve a refeição, e mais uma vez tudo decorreu da melhor maneira desde o paladar ao convívio que a ocasião proporciona.

    O serão foi também preenchido com sorteios, onde como habitualmente os protegidos da sorte arrecadam os prémios.