Orçamento de Christie não aumenta nem diminui impostos

1186

Christie

Tudo ficou na mesma na apresentação do orçamento de Chris Christie em Trenton. O governador apresentou um pacote de 34.4 biliões, no qual inclui alguns avisos à navegação. A falência de Detroit e um aumento significativo dos fundos de pensões, exactamente 2.25 biliões, com tendência para aumentar. “Com as nossas obrigações financeiras a longo prazo e com tendência para aumentarem nos próximos anos, o problema não desaparece, não há magia,” disse Christie referindo-se às obrigações do estado e ao aumento dos fundos de pensões, um dos maiores problemas que o governador tem pela frente.

O discurso foi efectuado num ambiente frio no qual era visível alguma má disposição de Christie, cujo segundo mandato tem sido manchado com o conhecido escândalo do encerramento de parte da George Washington Bridge e persistentes questões realcionadas com a sua liderança. Christie não teceu considerações à margem do discurso e propos um orçamento 4.2% maior do que o do ano passado, marcado por um crescimento de 5.8% e devotando 9 biliões à educação – um aumento de 36.8 milhões. Christie disse no passado que os esforços da tempestade “Sandy” lhe roubam cerca de 40% do seu tempo, mas desta vez evitou tocar no assunto, em contraste evidente com a publicidade do “New Jersey Comeback” à qual emprestou a imagem o ano passado.

Por outro lado colocou de lado a ideia de baixar impostos e não apresentou propostas evidentes. Falou de um projecto de cosnolidação das cidades e vilas e dos receios de aumentos das pensões. Isso valeu-lhe a retórica democrática que, após o discurso não poupou críticas ao governador. O líder democrata Stephen Sweeney (D-Goucester) veio logo dizer que “as pensões vão estar bem” e que os funcionários públicos não vão ter de contribuir com mais dinheiro para amnter os seus previlégios.

Os republicanos, por sua vez fizeram das palavras de Christie as suas palavras, apoiando o que o governador disse, com Jon Bramnick (R-Union) a dizer que “o que existe não pode perdurar para sempre.” No ar, pairou sempre a imagem ofuscada de Christie apanhado no meio de uma tempestade política que o afastou, para já, da corrida à Casa Branca em 2016. Christie parafraseou o líder indiano Mahatma Gandhi. “O futuro depende do que fizeres hoje,” referiu adiantando: Se quisermos estar bem amanhã temos de preparar o futuro hoje.” Falando de Detroit, uma cidade que apresentou recentemente uma dcelaração de falência, Christie referiu: “O problema de Detroit foi uma gestão deficiente e uma explosão de custos com benefícios e pensões prometidos pelos políticos, promessas essas que eles sabiam não poder cumprir,” disse.

O orçamento apresentado por Christie inclui um aumento de 200 milhões de dólares para o fundo do Medicaid, dividido entre dólares federais e do estado e 200 milhões em novas receitas após alguns ajustamentos e receitas do Amazon para o sistema de impostos de New Jersey. O governador anteceipa um surplus de 313 milhões de dólares. O discurso durou 33 minutos e foi interrompido 11 vezes por aplausos. Quanto às receitas dos casinos online, Chrsitie foi surprendido por receitas inferiores ao que previa há alguns meses atrás.