NOVA IORQUE | Senador Jack Martins abre vantagem de 25 pontos sobre oponente político

    1590

     

    imageO luso-americano Jack Martins, que se recandidata a um terceiro mandato para senador estadual em Nova Iorque, surge com uma confortável vantagem de 25 pontos percentuais na mais recente sondagem de opinião pública efectuada pelo respeitado Siena College em colaboração com o canal televisivo News 12 e o diário Newsday. Adam Haber, que concorre pelo partido democrata ao cargo de legislador em Albany pelo Distrito Eleitoral 7, corresponde à preferência de 31% do eleitorado, enquanto 56% opta pelo candidato republicano de origem portuguesa.

    A consulta pública foi efectuada junto de 441 potenciais eleitores, entre 28 e 29 de Setembro, com margem de erro de 4.7%.

    Martins conta com o apoio de 82% dos republicanos, 33% dos democratas e 57% dos independentes; já Haber tem 53% dos democratas do seu lado, 9% dos republicanos e 30% dos independentes.

    “(Jack) Martins não apenas está a fazer um trabalho formidável, nesta altura, junto das suas bases políticas, como consegue ter do seu lado um terço de todos os democratas e mais de metade de independentes – é realmente uma coligação muito forte”, analisa Donald P. Levy, director do Instituto de Pesquisas do Siena College, citado pelo ’Newsday’.

    Adam Haber fez fortuna no circuito da Wall Street e enveredou pela carreira política ao concorrer em 2013 às primárias democratas para o cargo de Administrador-Executivo do condado de Nassau, de onde saiu derrotado. Ocupa actualmente uma cadeira no comité escolar de Roslyn.

    Jack Martins nasceu no bairro nova-iorquino de Jamaica filho de emigrantes minhotos e deu o primeiro passo na política como vereador em Mineola, onde criou o New Line Party e mais tarde foi ‘mayor’. O advogado de profissão é presentemente o único luso-americano eleito a nível estadual em Nova Iorque.

    O Distrito Eleitoral 7 engloba uma vasta região central do condado de Nassau e estende-se até à costa norte, incluindo Mineola, Hicksville e Port Washington.