NOVA IORQUE | Pela primeira vez, Portugal é nome de rua em Long Island

    1141

     

    DSC04918Os milhares de moradores portugueses e luso-americanos do condado nova-iorquino de Nassau, em Long Island, viram hoje o nome de Portugal (o país das suas origens) numa placa de rua. É a primeira vez que tal sucede, desde que há pouco mais de um século se deu início ao movimento de emigrantes de Portugal para a zona.

    As seis placas foram colocadas em diversos cruzamentos da movimentada Jericho Turnpike, em Mineola, por onde circulam diariamente largas dezenas de milhares de automóveis e estão junto à Mineola Boulevard, Willis Avenue e Roslyn Road.

    Segundo adiantou hoje ao jornal LUSO-AMERICANO o vice-mayor de Mineola, o português Paulo Pereira, as placas deverão manter-se no alto dos postes “até depois do dia 10 de Junho”.

    Ainda de acordo com Pereira, que é emigrante de Veiros, Estarreja, e professor de História no liceu local, as placas “foram desenhadas e feitas por um funcionário municipal luso-americano, Jorge Padinha, que é responsável por toda a estrutura de sinalética em Mineola.”

    A bandeira de Portugal também foi içada em frente ao edifício dos Bombeios de Mineola, na Jericho Turnpike, no âmbito dos festejos do 10 de Junho, Dia de Camões.

    Amanhã, domingo, 8 de Junho, realiza-se pela primeira vez em mais de duas décadas uma parada alusiva à data, que percorrerá precisamente a Jericho Turnpike com cerca de mil participantes de vários estados da Costa Leste e ainda do Canadá, que se fará presente com um rancho inspirado no folclore nazareno. A parada arranca às 11:00 da manhã e termina no Wilson Park, onde se desenvolverão actividades culturais e recreativas ao longo de toda a tarde.