NOVA IORQUE | Luso-americanos elevados a cavaleiros da Confraria do Vinho do Porto

    1073

     

    DSC01858O xerife Armando Fontoura, do condado de Essex, estado norte-americano de New Jersey, tornou-se segunda-feira à noite desta semana Cavaleiro da Confraria do Vinho do Porto. Na cerimónia de entronização, decorrida num clube privado  em Nova Iorque, entraram ainda para aquela instituição três outros luso-americanos: o empresário de restauração Ramiro Santos, proprietário do ‘Pier 95’, em Long Island, Fátima Fino Pereira, gerente da marca Aveleda nos Estados Unidos, e Pedro Gonçalves, enólogo do restaurante Oceana em Manhattan.

    O xerife Armando Fontoura entrou para a Confraria pela mão de António Saraiva, gerente-geral da marca Rozés, de Vila Nova de Gaia, pela promoção feita ao vinho do Porto ao longo dos vários anos em que ocupa aquele cargo de responsabilidade em New Jersey. “Tenho muito orgulho das minhas raízes nortenhas, uma vez que sou transmontano”, disse Armando Fontoura ao jornal LUSO-AMERICANO. “O meu pai era portista e eu adoro vinho do Porto, seja branco, ruby ou tawny – e recomendo-o a toda a gente.”

    Para o xerife de Essex, não há nada “como, depois de uma partida de golfe, um charuto e um cálice de vinho do Porto. É algo divinal!”

    Antes da cerimónia de entronização, que foi conduzida pelo chanceler George Thomas David Sandeman, decorreu uma prova de vinhos com algumas das marcas mais conhecidas de Portos.

    O grande movimento para a criação da Confraria do vinho do Porto recua ao ano de 1945, “mas só em 1964 surgiram condições para se pensar numa Confraria de Vinhos, entre os comerciantes do Vinho do Porto” – pode-se ler na página da Confraria. Só em 1982, contudo, é que a mesma se constitui, instalando-se no Palácio da Bolsa, na cidade do Porto.

    Como personagem tutelar, foi escolhido o Infante D. Henrique, terceiro filho de D. João I, nascido no Porto. O seu carácter indomável que inspirou as mais extraordinárias viagens marítimas, coincide com o espírito universal do Vinho do Porto.