NOVA IORQUE | Cônsul-geral recebe figuras da comunidade portuguesa

663

A cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Maria de Fátima de Andrade Mendes, abriu pela primeira vez as portas de sua casa em Manhattan a figuras da vida luso-americana na sua área imediata de jurisdição.

A recepção decorreu à margem da passagem por Nova Iorque da secretária de estado dos Assuntos Europeus, embaixadora Ana Paula Zacarias, que marcou igualmente presença.

“Para nós foi uma honra que a senhora secretária de estado tivesse vindo em substituição do senhor ministro [dos Negócios Estrangeiros] e conseguido estar aqui com representantes da comunidade”, afirma Maria de Fátima Mendes, em declarações ao jornal LUSO-AMERICANO. “Penso que levará uma boa impressão, além de que é uma pessoa muito aberta e muito atenta. Como embaixadora de Portugal, conhece a realidade da diáspora em vários países e tem pela comunidade portuguesa sempre um enorme respeito, admiração e sobretudo honra.”

❝A NOSSA COMUNIDADE É RIQUÍSSIMA E DIVERSIFICADA; INCLUI VÁRIAS FAIXAS ETÁRIAS, É GENTE MUITO RELEVANTE❞

⟹Cônsul-Geral

Maria de Fátima Mendes

Entre o naipe de figuras convidadas à recepção, figuravam o embaixador Francisco Lopes Duarte, representante permanente de Portugal junto da ONU, a embaixatriz Maria Paula Duarte Lopes, a deputada estadual Rosa Rebimbas, de Connecticut, o vice-presidente da câmara de Mineola, Paulo Pereira e a vereadora Janice Duarte, de Mt. Vernon.

Ana Paula Zacarias está em Nova Iorque para participar numa reunião de alto nível nas Nações Unidas sobre alterações climáticas.

Na óptica da cônsul-geral, “a nossa comunidade é riquíssima e diversificada. Inclui várias faixas etárias, é gente muito relevante, por isso mesmo quis, numa primeira vez, que houvesse aqui uma amostragem dos seus representantes, sobretudo da área mais próxima de Nova Iorque e Connecticut.”