Newark: Protesto juntou centenas de manifestantes contra o One Newark Program

867

Manifestantes1

Na passada terça-feira, centenas de protestantes saíram às ruas na cidade de Newark em protesto contra o “One Newark Program”, programa idealizado pela superintendente escolar Cami Anderson com o apoio do governador Chris Christie, e que deverá levar ao encerramento de vários estabelecimentos de ensino, bem como ao despedimento anunciado de professores.

O protesto foi coordenado pelo sindicato Newark Teachers Union e pelo Newark Students Union com o apoio da American Federation of Teachers, que aproveitou também para submeter cerca de 2, 100 petições contra o mencionado plano. Recorde-se que ao mesmo tempo decorria uma reunião do comité escolar da cidade.

Segundo membros da organização, o protesto mostrou “a construção de um movimento. Juntamos centenas de pessoas e mostramos também que temos objectivos concretos contra uma clara afronta aos interesses dos estudantes, professores e encarregados de educação desta cidade”, tendo Kristin

Towkaniuk , presidente do sindicato de estudantes referido “queremos lutar, queremos vencer esta batalha, queremos proteger os nossos direitos”.

Para além do encerramento de vários estabelecimentos de ensino na cidade, o plano de reestruturação prevê também o despedimento de centenas de professores na cidade, tendo a superintendente já referido que “o facto de professores estarem a desempenhar funções há bastante tempo não será uma garantia de que não possam vir a ser afectados”. Actualmente Newark tem cerca de 3200 professores no activo.

O protesto foi ainda apoiado por organizações como os Communications Workers of America, Parents Against One Newark, The Newark Teachers Association entre outros.

No próximo dia 27 está prevista uma marcha de protesto em Trenton coordenada pelos oponentes aos planos educacionais do governador Chris Christie, tendo esta manifestação sido apontada por muitos observadores como um claro barómetro ao que poderá vir a acontecer na próxima semana na capital do estado.