NEWARK, NJ: Sport Marítimo Murtoense de Newark, New Jersey celebrou 88º aniversário

    1150

    IMG_1106

    O Sport Marítimo Murtoense, a segunda mais antiga colectividade de origem portuguesa na cidade de Newark, comemorou no passado sábado os seus 88 anos de existência, numa concorrida festa que reuniu cerca de trezentos convidados nos salões da Casa Seabra, também na cidade de Newark.

    A festa de aniversário contou com a presença de várias entidades, entre elas o vereador do Bairro Leste Augusto Amador e representantes de vários clubes e associações portuguesas sediadas na cidade de Newark.

    Carlos Pita, o jovem presidente da colectividade referiu ao LA “quero desde já agradecer a todos os que visitaram e participaram activamente na vida do clube, bem como as senhoras auxiliares e ao grupo de trabalho que com o seu trabalho contribuíram para que o Marítimo continue a ser uma chama viva na comunidade, na cidade de Newark, no estado e mesmo no país”. Seguidamente afirmou “como murtoseiros devemos sentir orgulho por termos contribuído com a nossa riqueza cultural e os nossos costumes para o engrandecimento de Portugal nos Estados Unidos”. O presidente lançou ainda um apelo “aos jovens para que frequentem o clube. Tragam as suas ideias para que o Marítimo possa enfrentar os desafios do futuro”.

    Augusto Amador, vereador do Bairro e natural da Murtosa referiu “como murtoseiro nascido e criado ao lado do mar e da ria, quero dar os meus parabéns a todos os que duma forma ou de outra têm contribuído para manter vivo o nome do Marítimo na cidade de Newark”. Aquele munícipe referiu de seguida “com mais um aniversário cimentam-se raízes e aumentam responsabilidades. Desde há muito que o Marítimo faz parte da história desta cidade. O seu historial reflecte uma vida de trabalho, dedicação à cultura e tradições portuguesas e a tudo o que nos define como cidadãos do mundo habituados a construir, pelas nossas próprias mãos: comunidades, cidades e mesmo países”.

    Desde sempre o Marítimo Murtoense foi uma primeira casa os muitos imigrantes portugueses que chegaram aos Estados Unidos à procura do sonho americano entre as décadas de trinta e oitenta.

    Com cerca de 400 sócios activos o Sport Marítimo Murtoense tem desenvolvido ao longo dos oitenta e sete anos de existência uma actividade exemplar a nível de associativismo na preservação e divulgação da cultura e língua portuguesa.