NEWARK, NJ: Jorge Quaresma homenageado pelos seus 45 anos de carreira

    1147

    IMG_4781

    Um grupo de amigos decidiu organizar uma singela homenagem a Jorge Quaresma, um das mais incontornáveis figuras do meio artístico da comunidade Portuguesa de Newark, a celebrar 45 anos de carreira.

    O encontro realizou-se no restaurante Piquenique em Newark, no passado sábado e o fado, a poesia e a canção portuguesa foram tema central , onde Quaresma teve, como não podia deixar de ser, um papel central.

    José Luís Iglésias e Francisco Chuva foram os músicos de serviço, num palco onde passaram nomes como Fátima Santos, Corina, Diana Mendes, David Couto, Emília Silva, Carlos Anjos e Fátima Molina, para além da poesia pela voz de João S Martins e Glória de Melo, e do homenageado da noite, Jorge Quaresma.

    O artista trocou impressões com o LA e referiu, “estou bastante contente com esta homenagem. Quero agradecer á Fátima Santos e ao José Luís por esta ideia e também agradecer ao Piquenique por manter vivo o fado nesta cidade”, concluindo, “depois de 45 anos de carreira continuo a amar a canção portuguesa e ter aqui reunido este grupo de amigos deixa-me imensamente satisfeito”.

    Nascido em Almada, Quaresma teve Amália sempre como referência quer musicalmente quer na sua vida privada, pois foi seu amigo pessoal.

    A sua carreira começou com pouco mais de oito anos, depois do serviço militar em Moçambique regressou a Portugal e gravou o primeiro disco em 1969 inteiramente dedicado ao fado que referiu, “ser um estado de alma”. Lisboa rendeu-se durante a década de setenta ao talento do jovem Quaresma que chegou pela primeira vez aos Estados Unidos em 1981. Radicou-se em Newark em 1982, onde encetou uma carreira recheada de sucessos e onde recebeu o reconhecimento não só de outros artistas mas também do público e da comunidade que aprecia o seu talento, maneira de ser e amizade.

    No passado sábado a noite foi merecidamente de Quaresma que foi e continua a ser uma referência no panorama artístico comunitário.