NEWARK, NJ: COPAE entregou bolsas de estudo e distinguiu individualidades

    1095

    IMG_0962

    O Congresso dos Educadores Luso-Americanos (C.O.P.A.E.) organizou no passado sábado o seu 31º aniversário e jantar anual de entrega das bolsas de estudo. O evento decorreu no restaurante Casa Seabra na cidade de Newark.

    Cerca de 150 pessoas marcaram presença no evento onde foram reconhecidas também figuras da organização e da comunidade, que se distinguiram ao longo do ano. Entre os presentes, de destacar Maria João de Ávila, Deputada pela Emigração, e uma das distinguidas da noite, e António Oliveira, coordenador do Ensino de Português nos Estados Unidos.

    Sandra Rama, presidente da organização, referiu no seu discurso, “o trabalho de todos aqueles que ao longo de 31 anos souberam construir a base de uma C.O.P.A.E. forte e determinada a seguir os valores que estiveram na sua fundação”, lançando ainda um apelo “para que a necessária renovação aconteça e novas gerações abracem também esta organização como sua”.

    Este ano a organização distinguiu quatro jovens estudantes. Michaela Patoilo recebeu a bolsa instituída pelo Lusitânia Bank, Sofia Silva a bolsa de estudos instituída pela Caridade Bandeira Memorial Scholarship e Susana Freire e Melanie Santos receberam bolsas de estudo da organização.

    Foram ainda distinguidas figuras da organização e da comunidade. Sandra Rodriguez recebeu o presidente Award, Joana Caniço o C.O.P.A.E. Service Award e Maria João de Ávila o Community Award.

    Fundada em 1983, a C.O.P.A.E surgiu depois de um grupo de educadores luso-americanos notarem a necessidade de formar um grupo que pudesse exprimir os interesses sobre problemas educacionais mútuos, ao mesmo tempo que poderia também atribuir bolsas de estudo a jovens estudantes luso-descendentes que estavam na iminência de não poderem prosseguir os seus estudos devido a dificuldades financeiras.