NEWARK, NJ: ‘Águeda tem uma situação económica equilibrada, mas não podemos esquecer o contexto económico do nosso país’, diz Gil Nadais

    777

    Pres. CM Águeda

    O Luso -Americano trocou impressões com o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, aquando da sua deslocação aos Estados Unidos onde participou na festa de aniversário do Núcleo Humanitário da cidade.

    Gil Nadais começou por referir a actual situação de Águeda, dizendo “somos um dos poucos concelhos de Portugal com uma situação equilibrada, mas como parte integrante de um país a atravessar uma grave crise económica, não somos alheios ao contexto que nos rodeia. Por isso, diariamente procuramos soluções que possam diminuir os índices de desemprego no concelho, nomeadamente através dos empresários de modo a que Águeda como concelho possa providenciar as condições para atrair investimento”. Adiantando, referiu “somos um concelho peculiar localizado num eixo importante, mas uma das principais carências passa pela falta de uma via rápida que una Águeda à auto-estrada. Com essa infra-estrutura poderemos escoar os produtos mais facilmente e assim trabalhar para aumentar as exportações e captar ainda mais investimento, estamos a trabalhar para que esse projecto possa vir a ser uma realidade”.

    Sobre a sua visita aos Estados Unidos, Gil Nadais afirmou “organizações como o Núcleo Humanitário de Águeda são importantíssimas pois por um lado permite-nos viver este sentimento único de ser português, ver estes portugueses reunidos e orgulhosos de pertencer a Portugal deixa-nos extremamente satisfeitos e ainda mais conscientes das nossas responsabilidades. Depois, os seus objectivos, a causa humanitária a que se dedicam, é extremamente importante. Esta organização tem ajudado organizações e indivíduos tanto em Portugal como nos Estados Unidos, e ver o modo como desenvolvem a sua acção, como colocam Águeda no patamar em que a colocam, fazem-nos sentir muito bem, mas como referi, ainda mais responsáveis. Esta organização é um exemplo que deve ser seguido e um exemplo que deixa orgulhosos todos os que a ela pertencem”.