NEWARK, NJ: Equipa de Debate do East Side High School na senda do sucesso

2326

IMG_0218

O liceu East Side de Newark, debaixo da liderança do seu director Dr. Mário Santos, continua a surpreender com sucessos atrás de sucessos em diferentes áreas.

Depois da equipa de basquetebol ter atingido pela primeira vez na sua história a final do Torneio dos Campeões de NJ, a Equipa de Debate coordenada pela professora Celia Laricchia prepara-se para participar em duas competições a nível nacional, fruto do excelente trabalho realizado a nível escolar e depois estatal.

O debate é uma área onde os jovens estudantes não só debatem temas dados, mas também onde aplicam o espírito crítico que lhes permitirá estar melhor preparados para os desafios do futuro. Requer horas de pratica e bastante estudo onde áreas como a pronunciação e didáctica das palavras conjuntamente com a articulação das mesmas e o conhecimento da causa são fundamentais para o sucesso.

Nos Estados Unidos o Debate é uma disciplina de forte implementação das escolas e é visto como um área fundamental para manter a competitividade entre alunos e preparar os mesmos para o futuro onde a globalização ocupa cada vez mais um lugar de destaque.

Na equipa do Liceu East Side é de destacar a diversidade dos elementos da equipa de debate, representantes de diversas etnias onde a portuguesa e a brasileira estão excelentemente representadas, “o que torna os êxitos ainda mais relevantes”, como referiu a coordenadora do projecto. “Ter esta diversidade cultural é excelente pois permite-nos estar ainda melhor preparados. Estes jovens têm uma visão mais ampla de tudo o que os circunda e depois com disciplina e vontade conseguimos atingir os resultados à vista que nos enchem de orgulho, mas também trazem mais responsabilidades pois queremos fazer sempre melhor”. “Quero aqui referir o apoio da escola a este projecto”, adiantou.

Daniel Mendes é um dos rostos da equipa de debate, ele que já o ano passado atingiu as competições nacionais, referiu “O debate permite-me exteriorizar todas as minhas capacidades e preparar-me melhor para o futuro”.

Os jovens do East Side irão participar no torneio National Urban Debate League (NAUDL) que se disputa em Abril em Washington, e serão representados pelos jovens Daniel Mendes, Chaz Wyche, Jaye Ross e Khadija Bhati e depois em Junho no National Forensics League (NFL) que se disputa em Kansas, com a presença de Daniel Mendes e Chaz Whyche, que estarão presentes pela segunda vez, e de Sarah de Matos e Natalie De Rosa.