NEWARK: Entrega de requerimentos do One Newark program termina hoje

846

Parents union

O prazo para a entrega dos requerimentos do famigerado One Newark program, programa de reestruturação do Sistema Escolar de Newark elaborado pela superintendente Cami Anderson, termina hoje 14 de Fevereiro. Os encarregados de educação podem assim fazer o requerimento até ao dia de hoje no website www.newarkenrolls.org.
O programa elaborado pela superintendente com o apoio de Trenton, levantou fervura em Newark e levou os encarregados de educação e os professores a insurgirem-se contra um plano que segundo os mesmos vai encerrar escolas e criar dificuldades acentuadas aos estudantes da cidade. A resposta de Cami não se fez esperar e a superintendente suspendeu 5 directores escolares. No dia 28 de Janeiro, a reunião do plenário escolar levou Cami Anderson ao desespero, esta abandonou a sala perante um coro de protestos.
Pelo meio, a acção tornou-se política, com senadores em Trenton a reunir consenso de modo a que decisões dessa natureza recebam opinião popular. Também em Trenton, um dos maiores responsáveis da educação no estado, Christopher Cerf, recebeu guia de marcha, ao mesmo tempo que o próprio governador estava debaixo de fogo cruzado devido ao problema da ponte George Washington.
Em Newark, o regresso do poder das escolas de Newark aos cidadãos da cidade está na ordem do dia, depois de 20 infrutíferos anos com o estado à frente da educação na cidade.
O dia 14 chegou, e por certo a luta iniciada pelos encarregados de educação e pelos professores conhecerá novos desenvolvimentos assim que forem conhecidos as colocações dos estudantes para o próximo ano lectivo. O andor ainda vai no adro, e muita tinta irá correr, mais a mais  em período de eleições e onde a temática da educação pode ser determinante para encontrar o novo mayor da cidade.