Nadador Diogo Carvalho prepara na Florida Europeus de Natação

1151

Diogo Carvalho

O português Diogo Carvalho vai preparar os Europeus de natação nos Estados Unidos, onde vai ser orientado por Gregg Troy, treinador do norte-americano Ryan Lochte, e Matt DeLancey, anunciou a Federação Portuguesa de Natação (FPN).
O medalha de bronze nos 200 metros estilos dos Europeus de piscina curta de 2013, em Herning, na Dinamarca, vai permanecer durante seis meses com os Gators Swim Club, em conjunto com a Universidade da Florida, tendo Troy como responsável pelo planeamento de treino de água e DeLancey para o treino do plano fora de água.
“Espero ser bem recebido e integrado facilmente no espírito de equipa, altamente focado no alto rendimento. Penso que a competitividade diária e um grupo forte de treino serão uma mais-valia. Conto estar seis meses nos Estados Unidos a fazer a minha preparação para os Europeus de piscina longa em Berlim (Julho). Vou trabalhar para poder estar ao mais alto nível”, afirmou o nadador do Galitos, citado pela FPN.
Aos 25 anos, Diogo Carvalho detém os recordes nacionais de 100 metros mariposa e 200 metros estilos em piscina longa e 100 e 200 metros mariposa e 100, 200 e 400 metros estilos em piscina curta.
Lochte, de 29 anos, venceu 11 medalhas nas últimas três edições de Jogos Olímpicos, cinco das quais de ouro, assim como 35 títulos mundiais, nos quais se contam 20 em piscina curta.
“Vai usufruir de um ambiente de treino muito competitivo e desafiante, dispondo de boas infra-estruturas e acompanhamento de um dos melhores técnicos mundiais da actualidade. A grande diferença deverá estar na possibilidade de treinar lado a lado com nadadores de alto nível e poder dispor dum ambiente de treino que o desafie em todos os momentos a fazer melhor”, afirmou o Director Técnico Nacional (DTN) da FPN, José Manuel Borges.
O DTN disse ainda ter a expectativa de que Diogo Carvalho se possa apresentar “no próximo Europeu ao seu melhor nível, dando continuidade ao excelente trabalho que desenvolveu conjuntamente com o seu técnico, Élio Terrível, e que o conduziu ao pódio no último Europeu de piscina curta”.
Luís Monteiro, o director da FPN responsável pela ida de Diogo Carvalho para os Estados Unidos, justificou esta opção com a impossibilidade de “no curto prazo criar as condições essenciais em Portugal para ter um nível de preparação que permita disputar com a elite mundial o acesso aos lugares cimeiros das grandes provas mundiais”, salientando o benefício competitivo que Portugal poderá ter nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
De acordo com o comunicado da FPN, Diogo Carvalho parte no domingo para os Estados Unidos, enquanto o nadador do Sporting Alexis Santos vai integrar o grupo de elite da federação espanhola.