Mitt Romney diz não a candidatura à Casa Branca

    863

    Mitt

    Mitt Romney disse não. Há muito tempo que ponderava uma candidatura à Casa Branca em 2016 mas na passada sexta-feira veio dizer que essa candidatura não está nos seus planos.

    Chris Christie, governador de New Jersey que também imagina uma corrida à Presiência veio logo a lume dizer que Romney não foi categórico na sua afirmação.

    “Ele podia dizer que não se candidata mas que delega noutro colega de Partido essa pretenção,” disse Christie, que desconfia que Romney venha a dizer o dito por não dito.

    Chrstie também ainda não definiu uma estratégia de candidatura e aguarda pelos primeiros candidatos.

    “Mitt tem sido um líder fantástico do Partido Republicano, mas se vier a ser candidato terá de trabalhar muito para conseguir a nomeação partidária,” disse o veterano GOP Phil Musser, um ex-apoiante de Romney.

    Romney participou já em várias campanhas de angariação de fundos uma delas em casa de Woody Johnson, proprietário do New York Jets, da NFL New York,

    A notícia da eventual candidatura de Jeb Bush poderia ter desmotivado Romney uma vez que Bush possui muito apoio no seio do partido republicano O filho e irmão de ex-presidentes tem passado o tempo em reuniões de captação de recursos privados em todo o país e está a formar a sua equipa de campanha.

    Ainda que as primárias estejam a cerca de um ano de distância, até ao momento ninguém declarou formalmente a sua candidatura.

    Christie, que parece já ter discutido o seu futuro com a sua família durante as férias deverá anunciar a sua intenção de se candadatar nos próximos meses.

    Romney é um dos republicanos mais conhecidos do país, mas nunca foi um favorito dos conservadores da chamada linha-dura.

    Romney, que concorreu sem sucesso à Presidência em 2008 e 2012, tem repetidamente insistido que não era sua intenção candidatar-se novamente. Num comício político em New Hampshire no Verão passado, disse que iria “apoiar quem tivesse melhores possbilidades de vencer.”