Missa comemorativa do Dia de Portugal celebrada na Catedral de Newark

    755

    IMG_5217

    Na passada terça-feira, realizou-se na Catedral de Newark a Missa comemorativa do Dia de Portugal que foi presidida pelo vigário da diocese o bispo D. Edgar de Cunha e que contou com a participação de vários membros do clero para além de várias autoridades oficiais como o cônsul de Portugal Pedro Oliveira, o presidente da União dos Clubes Luso-Americanos de New Jersey (UCLANJ), e representações de vários clubes e associações da comunidade Portuguesa de New Jersey que com os seus tradicionais trajes, os seus estandartes e demais adornos deram um colorido distinto ao bonito templo.

    Na homília, D. Edgar da Cunha destacou “a presença portuguesa na região, o seu empreendedorismo e o seu contributo para a divulgação da mensagem da Igreja Católica”, referindo ainda “o papel importante das organizações, clubes e associações que mantêm viva a chama das tradições, da cultura e da língua entre as novas gerações”.

    A Santa Missa contou com a participação de membros de vários grupos corais das paróquias portuguesas e teve em Margarete de Jesus uma voz sublime que deu ainda mais realce à celebração.

    As profundas tradições religiosas do povo português ficaram uma vez mais vincadas na celebração da Eucaristia comemorativa do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas e seria bom que em futuros eventos a participação fosse ainda maior. Sabemos que a catedral de Newark é um templo grande, mas uma maior participação da comunidade por certo daria ainda mais relevo a um dos momentos mais importantes das celebrações do dia de Portugal.