MINEOLA, NY | 1ª edição da Long Island Portugal Day Parade a 8 de Junho

1305

IMG_8736

Para assinalar o 10 de Junho, terá lugar a 8 do mesmo mês – em iniciativa inédita – uma parada alusiva ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades na região metropolitana de Long Island, estado de Nova Iorque. A informação foi adiantada ao jornal LUSO-AMERICANO pelo coordenador do evento, Gabriel Marques, e pelo vice-presidente da câmara de Mineola, Paulo Pereira.

A parada irá percorrer dois quilómetros pelas ruas da vila de Mineola, no condado de Nassau, com início às 11:00 da manhã, estando convidadas todas as organizações comunitárias dos condados de Nassau e Suffolk – a abranger ainda a comunidade lusa de Jamaica, no bairro de Queens.

A concentração para a parada far-se-á na Jackson Street, junto ao Chaminade High School; o cortejo seguirá pela movimentada Jericho Turnpike em direcção à Roslyn Road, descendo posteriormente a Westbury Avenue até à Union, terminando no Wilson Park – onde um arraial e festival folclórico encerrarão os festejos.

“O conselho municipal de Mineola votou por unanimidade a favor da realização da parada do Dia de Portugal a 8 de Junho, domingo”, confirmou o vice-‘mayor’ Paulo Pereira ao LA. “Acredito que este seja mais um passo em direcção ao reconhecimento público e oficioso que a comunidade portuguesa merece, pela contribuição que dá ao mosaico étnico e cultural que constitui Long Island.”

Pereira lembra que as festividades do 10 de Junho no condado de Nassau arrancaram há dois anos; em 2013, ao administrador-executivo do condado, Ed Mangano, e ao comptroller George Maragos, juntaram-se mesmo o embaixador de Portugal nos EUA, Nuno Brito, e a deputada da Emigração pelo círculo fora da Europa, Maria João Ávila.

Para além da parada, este ano realizar-se-á ainda um festival cultural temático subordinado a Portugal no Eisenhower Park, em Setembro.

O vice-‘mayor’ agradece ainda a colaboração e empenho do jovem luso-americano Gabriel Marques, na coordenação dos festejos, e o envolvimento do grupo benemérito ‘Daughters of Portugal’, do Long Island Portuguese Lions Club e da Portuguese Heritage Society, que irão ter responsabilidades acrescidas junto dos diferentes eventos para 2014.

No dia 23 de Fevereiro, o Portuguese-American Center of Suffolk de Farmingville acolherá o Pequeno-Almoço de Liderança – a partir das 11:00 da manhã – onde o programa dos festejos do 10 de Junho em Long Island ganhará contornos finais.

Sabe-se já, contudo, que a faixa de Grand Marshal irá ser partilhada entre o senador estadual Jack Martins, o ‘mayor’ de Mineola Scott Strauss e todos os membros do conselho municipal da vila anfitriã – Paulo Pereira, Dennis Walsh, George Durham e Paul Cusato.

Para mais informações, ou para o registo como voluntário/a, é favor utilizar o email liportuguese@gmail.com ou consultar a página facebook.com/liportuguese .