Membros do Newark Fire Department participam na Tunnel to Towers Run

    1145

    Membros do Newark Fire Department que vao participar na corrida

    Membros do Newark Fire Department vao participar no próximo dia 28 de Setembro na 13o edição da corrida “Tunnel to Towers”, na cidade de Nova York.

    A corrida de cinco milhas liga o túnel Brooklyn Battery com a área das torres gémeas onde decorreram os ataques de 11 de Setembro e realiza-se em honra do bombeiro Stephen Siller ,que na fatídica manhã de 11 de Setembro correu desde o túnel onde se encontrava até ao “Ground Zero” para socorrer as vítimas dos ataques. Stephen Siller acabaria por perder a vida numa das acções em que participou.

    No grupo que vai participar na emblemática corrida em representação dos bombeiros de Newark encontram-se vários portugueses e luso-descendentes como John Meixedo, capitão no quartel dos Bombeiros da Vesey Street, “engine 14 “e Anthony Oliveira do “ Engine 11” , entre outros.

    O grupo de Soldados da Paz lançou também uma campanha de recolha de fundos com vista a custear a sua participação no evento e os interessados podem participar na acção através da página da internet http://www.gofundme.com/nfdttt

    A história de Stephen Siller não deixa de ser um motivo de inspiração para todos os Soldados da Paz não só nos Estados Unidos mas também em todo o mundo, que anualmente participam na simbólica corrida .

    Na manhã do dia 11 o jovem encontrava-se de folga. Ao tomar conhecimento dos ataques às torres gémeas decidiu sair do conforto da sua família para ajudar as vítimas dos ataques, e ao chegar ao Brooklyn Battery Tunnel o mesmo já se encontrava fechado. O herói não se fez rogado e colocou o uniforme de cerca de 60 libras e correu a socorrer as vítimas, acabando também ele por falecer.

    O acto heróico deu origem a uma fundação que organiza a corrida anualmente e que recolhe fundos para diversas acções de carácter humanitário. Este ano os Soldados da Paz de Newark contam com a presença de alguns dos luso-americanos que fazem parte dos seu corpo de efectivos.