MARÇO – MÊS DA MULHER: Figuras Femininas Históricas

    2256

    untitled

    [quote]Para celebrar o Dia Internacional da Mulher – 8 de Março – relembramos algumas figuras femininas históricas que marcaram o mundo graças às suas vidas e feitos extraordinários. Embora extremamente curta, esta lista é suficientemente rica para servir de inspiração às mulheres do século XXI. Feliz Dia da Mulher.”[/quote] 

    [icons icon_name=”icon-caret-down” icon_size=”14px”] Anne Frank

    Quem nunca leu o diário desta jovem adolescente judia que, embora se tenha escondido dos Nazis durante muito tempo, não sobreviveu ao campo de concentração depois da sua captura – uma vida inesquecível, um relato de esperança no seio de um dos capítulos mais negros da humanidade.

    [icons icon_name=”icon-caret-down” icon_size=”14px”] Catarina ‘A Grande’

    Depois de ter destituído o marido dos seus poderes governou a Rússia com uma mão de ferro, conseguindo a expansão do país até à Europa Central e às margens do Mar Negro.

    [icons icon_name=”icon-caret-down” icon_size=”14px”] Diana “A  Princesa de Gales”

    Conhecida como a “Princesa do Povo” entrou nos nossos corações graças ao seu romance conto-de-fadas, às dificuldades vividas num casamento muito público e pouco feliz, ao seu trabalho humanitário incansável e à sua morte que veio cedo demais.

    [icons icon_name=”icon-caret-down” icon_size=”14px”] Eleanor Roosevelt

    Esposa do presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, foi os seus “olhos e ouvidos” quando o presidente deixou de poder viajar devido à sua invalidez. Deu particular atenção aos direitos cívicos – muitas vezes com uma visão muito mais à frente do que à do seu marido e dos americanos em geral – e foi um elemento chave na constituição da Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

    [icons icon_name=”icon-caret-down” icon_size=”14px”] Golda Meir

    Política e activista dos direitos dos trabalhadores, foi a quarta primeira-ministra de Israel e a segunda mulher a exercer esse cargo no mundo. Foi durante o seu mandato que se travou, entre israelitas e árabes, a Guerra Yom Kippur.

    [icons icon_name=”icon-caret-down” icon_size=”14px”] Marie Curie

    A primeira mulher cientista de relevo reconhecida como tal, é considerada a “mãe da física moderna” graças ao seu importante trabalho de investigação na área da radioactividade. Ganhou dois prémios Nobel – da Física, em 1903; e da Química, em 1911.