Luso-canadiano John Tavares sagrou-se campeão mundial de hóquei no gelo pelo Canadá

1797

John Tavares

O luso-canadiano John Tavares sagrou-se, no passado domingo, campeão mundial de hóquei no gelo dos Jogos Olímpicos de Inverno, ao ver a equipa que integra, o Canadá, bater na final a Suécia por 3-0.
Tavares, que disputa o campeonato norte-americano da modalidade pelos New York Islanders, não disputou a final e a meia-final devido a uma lesão contraída durante o encontro dos quartos-de-final, frente à Letónia, contrariedade que o afastará da competição até final da temporada.
O luso-canadiano, de 23 anos, é o terceiro melhor marcador da Liga Norte-americana de Hóquei no Gelo (NHL), com 66 pontos alcançados em 59 jogos.
O capitão dos New York Islanders é a maior estrela do hóquei sobre o gelo na região nova-iorquina de Long Island e um dos praticantes da modalidade mais em evidência no eixo Canadá-Estados Unidos.
John Tavares, que nasceu em Mississauga, arredores de Toronto, é filho de pai português e mãe polaca, e foi considerado o jogador mais valioso (MVP) do Campeonato Mundial de sub-21 de hóquei no gelo, que o Canadá venceu, também contra a Suécia.