LONG ISLAND, NY | Mineola Portuguese Soccer Club fez entrega de placa a Pelé

    2133

     

    1980034_10100514528762395_1916792100321152006_oO Mineola Portuguese Soccer Club, do Mineola Portuguese Center de Long Island, NY, fez dia 13 a entrega de uma placa ao ex-futebolista brasileiro Pelé. A cerimónia privada decorreu no James M. Shuart Stadium, em Hempstead, NY – à margem de um evento organizado pela Hofstra University para assinalar o jogo de abertura dos New York Cosmos na temporada de 2014/15 da NASL (National Association of Soccer League).
    O alargado programa decorreu de 10 a 12 de Abril, promovido pelo Hofstra Cultural Center e pelo Departamento de História daquela instituição superior de ensino, ao abrigo da conferência ‘Soccer as the Beautiful Game: Football’s Artistry, Identity and Politics’. Pelé também recebeu um Doutoramento Honoris Causa e teve exposta no local a sua estátua pertencente ao espólio do Museu de Cera da Madame Tussauds de Nova Iorque.
    Ao encontro privado com Pelé, estiveram o presidente do MPSC, Marco da Fonte, o vice-presidente Michael Carlos, os elementos da direcção David Neves e David Carlos, Jack da Fonte, histórico do MPSC e ainda o treinador da equipa principal, Terry Uellandahl. Na placa, pode-se ler a inscrição: “In commemoration of the visit of Pelé – Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol; Soccer immortal and humanitarian ambassador to Hofstra University on the occasion of the international conference ‘Soccer as the Beautiful Game’ – 13 April 2014”.
    A equipa masculina com jogadores de idades até aos 8 anos do MPSC, treinada por Marco da Fonte, também participou numa oficina de futebol com Pelé à margem do evento.
    “Foi para nós uma grande honra termos sido escolhidos não apenas para co-patrocinar a atribuição da placa, como participar com a nossa equipa na oficina de futebol”, afirmou o vice-presidente do MPSC, Michael Carlos, em declarações prestadas ao jornal LUSO-AMERICANO. “O Pelé é sem dúvida o melhor futebolista de todos os tempos e foi fabuloso termos tido a oportunidade de o conhecer pessoalmente e trocar impressões com ele, como luso-americanos e praticantes da modalidade que somos.”
    Segundo o relato do advogado de origem portuguesa, que é filho de pai minhoto e mãe açoriana da ilha do Pico, “assim que ele se apercebeu que se falava português na sala, correspondeu de imediato e começou também a falar português connosco. Agradeceu o facto de lhe termos dado a placa e falou da amizade que mantinha com Eusébio.”
    O empresário Leroy Barroca, um dos proprietários da empresa ‘Rite-Way Demolition’, de Woodside, NY, e patrocinador da equipa, também esteve com o ‘rei’ Pelé. “Foi realmente uma honra poder conhecer aquele que foi um dos melhores jogadores do mundo”, disse o luso-americano com raízes em Aveiro.
    O MPSC juntou-se em 2007 ao Mineola Portuguese Center de Long Island e mantém presentemente activas dez equipas masculinas e femininas dos mais diversos escalões.
    Refira-se ainda que um dos tópicos da conferência subordinada ao futebol da Hostra abordou o tema ‘Thinking Portuguese Soccer in the Present’, com a participação de um professor da Universidade de Coimbra, Francisco Pinheiro.