LONG ISLAND, NY | Mineola decide hoje futuro do associativismo português na vila

    1708

    A comunidade portuguesa de Mineola, no condado nova-iorquino de Nassau, pode decidir hoje se consolida as suas três associações (o Mineola Portuguese Center, a Portuguese Herita Society e o Alheirense Cultural Center) em apenas um dinâmico e mais abrangente centro português. A audiência pública, onde se espera que estejam presentes cerca de 300 pessoas, vai decorrer a partir das 7:30 de noite, 6ª feira, 26 de Fevereiro, no salão nobre do Mineral Portuguese Center – no 306 da Jericho Turnpike.

    56840cc9c52a7.image“Quais serão os passos requeridos para seguirmos com a ideia em frente e a possiblidade de construir um centro novo com novos serviços e condições para a juventude (os nossos filhos) e para as famílias?”, pode-se ler na convocatória para a audiência pública, que terá como moderador Gabriel Marques, presidente emérito recentemente eleito do NYPALC (New York Portuguese-American Leadership Conference), a confederação de clubes portugueses do estado de Nova Iorque.

    Para além da presença dos actuais presidentes das três agremiações lusas (Frank Teixeira, Lúcia Cunha e José Lopes), estarão no local dois convidados – o actual presidente do Centro Cultural Português de Danbury, Jorge de Sousa, e um dos seus fundadores, o empresário Ray Boa. A equipa de trabalho por trás da iniciativa acredita que um possível centro português em Mineola a congregar os três clubes poderá nascer à semelhança do de Danbury, que resultou da consolidação do Clube ‘Filhos de Portugal’ com o Portuguese-American Club.

    Fundado em 1936, o Mineola Portuguese Center é a colectividade lusa mais antiga na vila, onde vivem – de acordo com o mais recente recenseamento populacional, 1 899 portugueses (a constituírem uma fatia saudável de 10.1% do total da população). O M.P.C. reúne em si grande parte das sub-organizações que compõem a comunidade, incluindo o Mineola Portuguese Soccer Club, o Rancho Folclórico ‘Juventude e Sonhos de Portugal’, o Long Island Portuguese Lions Clube e o grupo benemérito ‘Daughters of Portugal’ – entre outras.

    A Portuguese Heritage Society, que surgiu em 1995, e o Alheirense Cultural Center, cuja fundação remonta ao ano de 1987, localizam-se ambas na Willis Avenue e levam igualmente a efeito, durante o ano, diversas actividades – muito embora apenas o ‘Lusitano’, dos dois, conte com sede própria.

    A caminhar para um futuro incerto, e com a emigração em massa de Portugal para os EUA estagnada, a maior parte dos líderes associativos em Mineola acredita que a consolidação é o único caminho para a continuidade. A palavra final, essa, será das massas associativas dos três clubes.