LONG ISLAND, NY | Comunidade lusa debateu em Mineola projecto de unificação de clubes

    1012

    A comunidade luso-americana de Mineola, na região nova-iorquina de Long Island, debateu 6ª feira à noite em audiência pública a possibilidade de unificação das suas três associações – o Mineola Portuguese Center, a Portuguese Heritage Society e o Alheirense Cultural Center. O encontro decorreu no salão nobre do Mineola Portuguese Center, com a presença de cerca de duas centenas de pessoas.

    Moderou a audiência o presidente emérito da NYPALC (New York Portuguese-American Leadership Conference), Gabriel Marques, com o presidente do centro anfitrião, Frank Teixeira, a abrir a sessão – depois de explicadas as regras estabelecidas para o decorrer do plenário público.

    DSC07142O encontro começou com a intervenção de dois convidados, Jorge Sousa, presidente da direcção do Centro Cultural Português de Danbury, em Connecticut, e Ray Boa, um dos fundadores daquela agremiação; a convite do comité coordenador do encontro, aqueles dois líderes associativos dissertaram sobre a experiência vivida em Danbury com a unificação do Portuguese-American Club ao Clube ‘Filhos de Portugal’, ocorrida há 15 anos.

    Depois das intervenções de David Neves, em nome do Mineola Portuguese Soccer Club, e de Tony da Silva, dos Ranchos Folclóricos ‘Juventude e Sonhos de Portugal’, abriu-se a sessão de comentários públicos.

    Os vários intervenientes colocaram questões sobre o possível projecto de consolidação dos três clubes, com a opinião dos associados a dividir-se entre os que vêem nele pernas para andar e outros mais cépticos.

    Ao dirigirem-se aos presentes, o presidente Frank Teixeira e a presidente Júlia Cunha, do ‘Lusitano’, deixaram bem claro que qualquer eventual projecto no sentido de unificação dos clubes só avançará com o apoio da maioria dos associados.