KEARNY, NJ: As tradições são antigas, mas convívios e festivais mobilizam a gente mais nova

1265

Sonhos de Portugal.rancho

O sucesso do convívio Toca na Gaita em Fevereiro passado está a colocar mais convívios deste tipo na agenda de 2014 do Rancho Sonhos de Portugal da Associação Cultural de Kearny.

O nome Toca na Gaita, segundo explicou Tony Cardoso, foi retirado de uma música que o Sonhos de Portugal incluiu num CD que gravaram o ano passado.

“O nosso primeiro encontro Toca na Gaita teve lugar no passado mês de Fevereiro, e foi um sucesso”, disse ao Luso-Americano Tony Cardoso, director do rancho. “Apesar de o salão do clube ter um espaço um pouco limitado, quis fazer algo que atraia não só os nossos jovens mas também os jovens de outros grupos, sobretudo os adolescentes e adultos jovens, entre os quais se nota um interesse crescente no nosso folclore e nas nossas tradições”, adiantou.

Convívio a 18 de Maio e piquenique em Junho

Os encontros do Toca a Gaita reúnem jovens músicos e dançadores que tocam e dançam, em convívio genuíno, durante o qual desfrutam das suas raízes lusas.

Depois do sucesso do primeiro encontro do Toca na Gaita, Tony Cardoso revelou ao nosso jornal que na sequência das rusgas que o Camponeses do Minho, do Sport Club Português já faz há alguns anos, o Sonhos de Portugal também está a planear fazer a sua primeira, marcada para o próximo dia 18 de Maio.

“As rusgas constam da participação de tocadores de diversos ranchos, que se juntam e tocam, e ao som dessas músicas outros jovens dançam e convivem”, disse o director do rancho da ACP.

No dia 21 de Junho o Sonhos de Portugal irá realizar um piquenique anual, na Cruz Farm, e no dia 1 de Novembro terá lugar o aniversário do rancho, que assinalará 33 anos de existência.

“Todos estes eventos e actividades não seriam possíveis sem a colaboração dos elementos do rancho e de todos os pais das crianças que o integram”, confessou Tony Cardoso, que se manifestou muito agradecido por todo esse apoio.

Festival Infantil em Setembro

Para além das actividades locais incluindo o encontro Toca na Gaita, a 18 de Maio, o Sonhos de Portugal tem previsto realizar no dia 14 de Setembro um Festival de Ranchos Infantis.

“O ano passado realizamos o nosso primeiro festival infantil, com o objectivo de angariar fundos para cobrir as despesas da nossa deslocação à Califórnia, e como foi tão bem sucedido, este ano decidimos realizar novamente o evento”, revelou Tony Cardoso, adiantando que “o ano passado participaram seis ranchos infantis, e que este ano deverão participara ainda mais”.

“O elemento mais novo do rancho, uma menina, tem quatro aninhos”, disse Tony Cardoso, aproveitando para informar que o rancho infantil está a aceitar meninos que queiram fazer parte do grupo infantil, Os Sonhos Continuam. “Meninas temos muitas, mas os rapazes geralmente são mais envergonhados para dançar, e temos falta desse elemento masculino”.

“Sinto muito orgulho no que faço, e hoje em dia noto que a juventude também se orgulha muito das suas raízes”, confessou Tony Cardoso, aproveitando para contar que “a minha irmã, quando andava no liceu chorava porque o meu pai a obrigava a participar nas paradas étnicas, porque tinha vergonha que as colegas a vissem vestida com trajes folclóricos. Hoje noto que os nossos jovens têm muito orgulho nisso, e estão sempre prontos a participar nesses eventos”.

“Sempre que o liceu organizava o festival étnico, os portugueses eram sempre os mais aplaudidos. E é esse orgulho que actualmente vejo espelhado nos nossos jovens, que não se coíbem de o transmitir na alegria de participarem nos inúmeros agrupamentos folclóricos”, disse a terminar Tony Cardoso.

O Rancho Sonhos de Portugal, da Associação Cultural Portuguesa (ACP) de Kearny, foi fundado em 1981 por Agostinho Cardoso, e actualmente continua sob a batuta do filho, Tony Cardoso, responsável pelo agrupamento desde 1995.

O Sonhos de Portugal e o Sonhos Continuam, a versão infantil do grupo folclórico, são os dois ranchos da ACP.

Desde Virgínia a Massachusetts, passando por uma actuação na Califórnia o ano passado, o Sonhos de Portugal está empenhado em levar bem longe a cultura e tradições folclóricas portuguesas.