Jornal britânico indica um português entre guerrilheiros da Al-Qaeda

    806

    AlQueida

    O português Celso Rodrigues da Costa foi identificado pelos serviços britânicos e internacionais de segurança num vídeo a apelar para a adesão a grupos de guerrilheiros da Al-Qaeda, segundo uma notícia publicada na edição “online” do jornal The Guardian.

    A notícia do diário inglês tem como título “Antigo jogador do Arsenal num vídeo da ‘jihad’ (guerra santa) na Síria identificado como português”, referindo que um guerrilheiro mascarado protagoniza um vídeo divulgado na internet há duas semanas, sob um nome falso e a falar inglês com forte sotaque.

    O vídeo foi ‘postado’ numa conta do Estado Islâmico do Iraque e da Siria, associado à Al-Qaeda, e tinha uma legenda referindo que o protagonista era um “antigo jogador (Arsenal de Londres, que deixou tudo pela ‘jihad'”.

    No texto junto ao vídeo lê-se: “Ele jogou pelo Arsenal de Londres e deixou o futebol, o dinheiro e a forma de vida europeia para percorrer o caminho de Alá”, citou o jornal, indicando que o nome usado para o protagonista do vídeo é Abu Isa Andaluzi.

    Segundo o ‘site’ FiSyria.com, que postou o vídeo, o homem chegou a Londres para jogar no Arsenal depois de ter crescido ao lado de um futebolista conhecido mundialmente.

    Os serviços de segurança britânicos e internacionais analisaram o sotaque e concluíram que deverá ser português, revelaram fontes.

     

    Os serviços acreditam tratar-se de um português que viveu em Leyton, no leste de Londres, com dois irmãos e é ainda incerto que tenha realizado testes no Arsenal ou mantido alguma ligação com o clube.

     

    Segundo o Guardian, fontes do clube indicaram que este homem não foi jogador a tempo inteiro, mas terá frequentado sessões de treino quando jovens jogadores são observados antes de assinarem contratos.