JOHN SOARES AO LUSO-AMERICANO: “Queremos manter os jovens em actividade e longe dos maus hábitos”

    1150

    John Soares e Alberto Coutinho

    John Soares com Alberto Coutinho

    O Ironbound Soccer Club está a organizar novamente o seu torneiro de futebol de salão nas instalações do Ironbound Boys and Girls Club na cidade de Newark.

    O torneio, que se realiza há cerca de três décadas, tem este ano a participação de mais de 500 jovens atletas com idades compreendidas entre os 4 e os 16 anos, divididos em 68 equipas, que competem entre si ao longo de 10 semanas.

    O Luso-Americano falou com John Soares, director de operações da organização, que referiu que o objectivo do torneio passa por “manter os jovens atletas no activo”.

    Ironbound Soccer Club

    John Soares com alguns dos seus colaboradores mais próximos

    “No inverno, os campeonatos param, e assim podemos manter os jovens a jogar, não só através do treino mas também competindo semanalmente”, prosseguiu.

    Sobre a parceria com o Ironbound Boys and Girls Club, John Soares referiu: “O Ironbound Soccer Club é um programa da organização. É aqui que mantemos a nossa base, pois para além das instalações também recebemos um importante apoio logístico e administrativo de modo a que todo decorra dentro da normalidade.”

    Em relação a carências, o responsável referiu: “Temos dificuldades de cariz financeiro, pois manter uma organização como esta estrutura envolve grandes despesas. Depois temos falta de um ginásio mais moderno e funcional. Este ginásio é manifestamente pequeno para a dimensão dos nossos programas.”

    O Ironbound Boys and Girls Club tem, ao longo dos anos, mantido uma elevada bitola exibicional, que coloca a organização como um exemplo a nível nacional na área do que de melhor se faz a nível do futebol infantil.

    Refere John Soares: “Temos muito orgulho nos resultados já alcançados, e no facto de muitos dos nossos jogadores estarem hoje a jogar ao mais alto nível em universidades. Posso dizer que na área da costa Leste são poucas as universidades que não têm nas suas fileiras jovens com ligações ao nosso clube. Isso deixa-nos muito satisfeitos, e vai de encontro aos nossos objectivos como organização, que passam por formar jovens jogadores mas também cidadãos. Queremos manter os jovens no desporto e ao mesmo tempo ter a certeza que não se perdem nas vicissitudes da rua e dos seus problemas. Perante isso, é com enorme orgulho que vemos os frutos do nosso trabalho de cada vez que um jovem atinge uma equipa universitária.”

    IMG_4128

    Alguns dos jovens participantes no Torneio de Futebol de Salão

    No próximo dia 22 de Março, a organização procederá à entrega dos prémios do torneio numa festa anual que decorrerá na Casa Seabra. Pelo meio o ISC vai organizar, no fim de semana de 14 a 16 de Março, o seu torneio de futebol de 11 “Spring Warm Up”, que este ano contará com cerca de 150 equipas representativas de seis estados.

    Sobre o torneio, John Soares refere: “Quero desde já convidar a comunidade a marcar presença nos diferentes campos da cidade para apoiar o futebol juvenil. Este torneio tem provas dadas e queremos ver a comunidade a assistir a uma verdadeira festa do futebol.”