Jeb Bush testa comunidade hispânica a pensar nas Presidenciais de 2016

    1002

    North Carolina Politics

    Num esforço para fortalecer a posição dos candidatos republicanos entre os eleitores latinos, o ex-governador da Flórida Jeb Bush está a emprestar uma nova voz à sua causa junto da comunidade hispânica.

    A Câmara de Comércio dos Estados Unidos lançou uma campanha publicitária em língua espanhola com Bush, uma figura carismática do partido republicano na Flórida, um estado fortemente latino-americano.

    A acção é parte de um esforço para atrair os eleitores latinos a apoiar candidatos republicanos em três estados importantes, O Colorado, onde o deputado republicano. Cory Gardner está a tentar derrotar o democrata Mark Udall. Bush também patrocina as campanhas para o congresso de Martha McSally no Arizona e Rep. David Valadao, na Califórnia.

    Bush, filho e irmão de ex-presidentes pode estar também a pesar uma eventual candidatura à Casa Branca em 2016. Bush tem uma visão moderada sobra a imigração e isso pode contribuir para uma aposta republicana na sua candidatura. Há tempos Bush, ao referir-se aos ilegais que passam a fronteira do México com os Estados Unidos disse que “tal pode ser considerado um acto de amor.”

    O resultado das eleições intercalares no Colorado pode determinar qual o partido ganha o controle do senado no próximo ano. Os eleitores latinos neste estado compõem mais de 14% do eleitorado, tornando-se um dos poucos campos de batalha no senado, onde os latinos poderão ter um impacto significativo.

    Gardner é um “bom homem disposto a reverter seu próprio partido”, disse Bush num spot de 30 segundos na televisão.

    Gardner rompeu com o seu partido em Julho, quando os republicanos da Câmara aprovaram uma lei controversa e em grande parte simbólica da legislação que iria cortar a protecção aos jovens imigrantes que chegaram aos Estados Unidos ainda crianças.

    O anúncio é a segunda campanha em língua espanhola feita pela Câmara de Comércio nos últimos meses.