Hillary Clinton 22 pontos à frente de Chris Christie numa hipotética corrida Presidencial

813

US-DIPLOMACY-CLINTON-TOWN HALL

Na possibilidade de uma disputa presidencial Hillary Clinton teria neste momento uma vantagem de 21 pontos sobre o Governador de New Jersey, Chris Christie, uma marca que iguala a mesma que Christie tinha em Novembro sobre a senadora Buono, na corrida para Trenton. Esta notícia é o resultado de uma sondagem da Rutgers-Eagleton que dá conta da queda da popularidade de Christie para níveis pré-Sandy. O seu índice de popularidade é agora de 46%, dos 65% que chegou a alcançar dias antes da sua reeleição para Governador. Um dos perigos do segundo mandato de Christie é um corte nos impostos como já fez há alguns anos. O seu plano daria cerca de 40% do dinheiro aos mais ricos e cerca de 1% aos mais pobres o que custaria ao Tesouro mais de 1,4 biliões de dólares anuais, num Estado considerado o último da lista pela George Mason University que comparou a saúde fiscal de todos os Estados americanos.

Um segundo perigo é o valor baixo do Fundo de Pensões. Esta situação irá agravar ainda mais as contas do Estado e, consequentemente, a notação de New Jersey nas agências de rating. As sondagens, segundo os analistas ainda poderão piorar para Christie. Dois terços da amostra realizada pela Rutgers-Eagleton foi feita antes das acusações da Mayor Zimmer de Hoboken, de que a administração Christie teria alegadamente “congelado” o apoio pós-Sandy por causa de um empreendimento imobiliário que Christie pretendia ver aprovado. Esta acusação, se vier a provar-se ser verdade poderá afundar ainda mais a reputação do Governador.

esta semana que tem um voto que lhe foi conferido pelo eleitorado e neste ponto tem razão. Conseguiu a reeleição com uma vantagem de 22 pontos. Contudo, os democratas também ganharam as eleições e com estes escândalos, estão em condições de continuar a exercer pressão acentuada sobre o Governador. Especula-se que Clinton e Christie serão os nomeados favoritos dos partidos democrata e republicano em 2016, entretanto, nenhum deles confirmou suas intenções de concorrer à presidência. Por mais polémico e assertivo que seja, Christie é um conservador moderado, altamente crítico do Tea Pary (ala radical do partido republicano) e com uma incrível capacidade de trabalhar com a oposição. Prova disso foi o que aconteceu depois do furacão Katrina. A união de Christie com o pífio Barack Obama naquele momento de dificuldade acabou por melhorar ainda mais a sua popularidade entre os liberais.