FOI AO LADO

    1070

    Neve1

    Cerca de 20% da população norte-americana foi convidada a permanecer em casa na passada terça-feira. Vinha aí uma tempestade histórica que, afinal, acabou por poupar os Estados Atlânticos, castigando fortemente a Nova Inglaterra e Long Island onde os níveis de neve chegaram às 30 polegadas.

    A tempestade alterou a sua trajectória e poupou, por cerca de 50 milhas, a maior parte dos estados da costa leste onde a neve chegou no máximo às 11 polegadas

    Em Boston, Massachussets, os serviços públicos, em especial os transportes estiveram paralizados terça e quarta-feira e a situação só deverá voltar à normalidade nos próximos dias.

    Ao longo da costa, as autoridades mantém igualmente o alerta de inundações, quando os ventos fortes e temperaturas baixas poderiam deixar mais de 100 mil casas sem electricidade.

    Em Nova Iorque, o anúncio da tempestade obrigou ao encerramento dos teatros da Broadway, assim como várias empresas, em especial bancos, foram encerradas como medida de precaução.

    A bolsa de Nova Iorque, e o grupo responsável pelo índice tecnológico NASDAQ não suspenderam as suas actividades na terça-feira.

    O mau tempo afectou principalmente o transporte aéreo. Quase 4 mil voos com destino a Nova Iorque foram desviados para outros aeroportos na segunda-feira, quando mais de 4 mil voos foram cancelados esta terça-feira.

    O governador de New Jersey também decidiu suspender a maioria dos transportes públicos. Em Newark, Ras Baraka declarou a proibição de deslocação de veículos particulares entre as 11 horas da noite e as 6 da manhã de segunda-feira. A Ferry Street, Market, Raymond e Wilson estavam vedadas ao estacionamento para que se procedesse à limpeza da neve que, na cidade, não chegou a atingir as 8 polegadas.

    O aeroporto de Newark registava na terça-feira de manhã 6.5 polegadas de neve.

    Em Kearny os totais acomulados eram de 9.1 polegadas às 11,30 de terça-feira e em North Bergen 8.3 polegadas ao meio-dia. Em Harrison, Hoboken e Bayonne, no Condado de Hudson, 7.5 polegadas.

    No Condado de Bergen, em East Rutherford a quantidade de neve não excedeu os 6.8 polegadas cerca das 8.15 de manhã e em Union, Roselle Park havia 6.6 polegadas no solo. Elizabeth registou 6.4 polegadas de acomulação.

    As companhias de electricidade estiveram alerta e segundo informação recolhida pelo Luso-Americano na terça-feira ao meio dia o PSE&G registava apenas 67 clientes privados de electricidade, cerca de um por cento dos 328.022 clientes da companhia.

    A alteração da trajectória da tempestade obrigou mesmo o director do serviço meteorológico a emitir um comunicado no qual pedia desculpa pelo engano. Contudo, a verdade é que Massachusetts e áreas de New York registaram acomulações recorde.